Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de História - UFU 2006 | Gabarito e resoluções

1-4 de 4
Questão
2006História

(Ufu 2006) Com o objetivo de aumentar o poder do Estado diante dos outros Estados, [o Mercantilismo] encorajava a exportação de mercadorias, ao mesmo tempo em que proibia exportações de ouro e prata e de moeda, na crença de que existia uma quantidade fixa de comércio e riqueza no Mundo. ANDERSON, Perry. "Linhagens do Estado Absolutista", São Paulo Brasiliense, 1998. p. 35. O trecho acima refere-se aos princípios básicos da doutrina mercantilista, que caracteriza a política econômica dos Estados modernos dos séculos XVI, XVII e XVIII. Com base nessa doutrina, marque a alternativa correta.

Questão
2006História

(UFU - 2006) Em relao s intensas mobilizaes polticas e sociais ocorridas nas dcadas finais do sculo XIX e no princpio do sculo XX, bem como seus desdobramentos na Europa e no Brasil, assinale a alternativa INCORRETA.

Questão
2006História

(UFU - 2006) Leia o texto de Hobbes transcrito abaixo: O fim ltimo, causa final e desgnio dos homens (que amam a liberdade e o domnio sobre os outros), ao introduzir aquela restrio sobre si mesmos sob a qual os vemos viver nos Estados, o cuidado com sua prpria conservao e com uma vida mais satisfeita. HOBBES, T. Leviathan, So Paulo: Abril Cultural, 1978. p. 103. Assinale a alternativa correta, de acordo com o pensamento de Hobbes.

Questão
2006História

(UFU - 2006) O fim maior e principal para os homens unirem-se em sociedades politicas e submeterem-se a um governo a conservao de suas propriedades, ou seja, de suas vidas, liberdades e bens. Adaptado de LOCKE, John. Dois Tratados sobre o Governo. So Paulo: Martins Fontes, 1998, p.495. A autoproteo constitui a nica finalidade pela qual se garante humanidade, individual ou coletivamente, interferir na liberdade de ao de qualquer um. O nico propsito de se exercer legitimamente o poder sobre qualquer membro de uma comunidade civilizada, contra sua vontade, evitar dano aos demais. Adaptado de MILL, J.Stuart. A Liberdade. So Paulo: Martins Fontes, 2000, p.17. Os trechos anteriores referem-se aos fundamentos do pensamento liberal. Sobre esse tema, assinale a alternativa que apresenta a explicao INCORRETA.

1-4 de 4