(UFU - 2006) Em relação às intensas mobilizações políticas e sociais ocorridas nas décadas finais do século XIX e no princípio do século XX, bem como seus desdobramentos na Europa e no Brasil, assinale a alternativa INCORRETA.
O anarquismo e o socialismo, embora sejam críticas radicais da sociedade, estão restritos ao contexto da passagem do século XIX para o XX. Esses referenciais foram abandonados pelos movimentos sociais, principalmente após o fim da União Soviética e a queda do Muro de Berlim, na década de 1990.
Militantes anarquistas ou libertários elaboraram uma das críticas mais severas ao capitalismo e às suas consequências. Eles defendiam a necessidade de despertar no homem a liberdade, a fim de criar um novo modo de ser da sociedade, na qual sejam suprimidos o governo, a hierarquia e a propriedade privada, substituindo, assim, a organização autoritária burguesa.
A primeira Associação Internacional dos Trabalhadores, iniciada em Londres no século XIX, reuniu diferentes tendências entre os militantes do proletariado. Duas das mais importantes tendências presentes no movimento podem ser sintetizadas nos embates entre Bakunin, líder anarquista, e Marx, líder comunista.
Devido ao temor em relação ao movimento operário europeu e, posteriormente, em função dos movimentos de greve ocorridos no Brasil no início do século XX, o governo brasileiro adotou medidas como a Lei Adolfo Gordo, que permitia ao poder executivo não só expulsar, mas também vetar a permanência de imigrantes radicais no país.