(UFU - 2007) Considere o texto abaixo.
O filme 300, que chegou aos cinemas no início do ano de 2007, provocou nos meios de comunicação discussões e inquietações acerca das diferenças entre Ocidente e Oriente, tendo a “democracia” como um dos principais aspectos diferenciadores entre os dois pólos. Mesmo com a derrota momentânea diante dos persas, os gregos são exaltados no filme e na mídia como aqueles que jamais aceitariam o “domínio de um só homem que estivesse acima da lei” (Super Interessante, n.238, abr. 2007, p.72.). No entanto, a Democracia no mundo ocidental nem sempre esteve na ordem do dia, especialmente com relação as duas décadas que antecederam a II Grande Guerra Mundial.
Sobre esse assunto, pode-se afirmar que:
a forma de governo adotada na Itália foi seguida por diversos países, entre eles Portugal, cuja longa tradição republicana mostrava-se abalada em tempos de crise.
nas nações ocidentais a exacerbação das desigualdades políticas, econômicas e sociais geradas pelo liberalismo favoreceu a ascensão de regimes antidemocráticos.
a democracia adotada pelas nações ocidentais, tal qual o modelo das cidades gregas, privilegiava a participação direta dos cidadãos nas decisões do Estado.
o surgimento da república de Weimar e do governo de Franco são exemplos da ascensão de regimes não democráticos na Europa.