Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Filosofia - UFU 2011 | Gabarito e resoluções

1-10 de 10
Questão
2011Filosofia

(UFU - 2011) Segundo o texto abaixo, de Agostinho de Hipona (354-430 d. C.), Deus cria todas as coisas a partir de modelos imutveis e eternos, que so as ideias divinas. Essas ideias ou razes seminais, como tambm so chamadas, no existem em um mundo parte, independentes de Deus, mas residem na prpria mente do Criador, [...] a mesma sabedoria divina, por quem foram criadas todas as coisas, conhecia aquelas primeiras, divinas, imutveis e eternas razes de todas as coisas, antes de serem criadas [...]. Sobre o Gnese, V Considerando as informaes acima, correto afirmar que se pode perceber:

Questão
2011Filosofia

(UFU - 2011) David Hume (1711-1776) um dos representantes do empirismo. Sua teoria sobre as ideias parte do princpio de que no h nada em nossa mente que no tenha passado antes pelos sentidos, portanto, as ideias vo se formando ao longo da vida. Dessa forma, Hume afasta-se do princpio da corrente racionalista ou inatista segundo a qual afirma que h ideias inatas em nossa mente. De acordo com o pensamento de Hume, correto afirmar que

Questão
2011Filosofia

(UFU - 2011) Considere o seguinte texto sobre Toms de Aquino (1226-1274). Fique claro que Toms no aristoteliza o cristianismo, mas cristianiza Aristteles. Fique claro que ele nunca pensou que, com a razo se pudesse entender tudo; no, ele continuou acreditando que tudo se compreende pela f: s quis dizer que a f no estava em desacordocom a razo, e que, portanto, era possvel dar-se ao luxo de raciocinar, saindo do universo da alucinao. Eco, Umberto. Elogio de santo Toms de Aquino. In: Viagem na irrealidade cotidiana, p.339. correto afirmar, segundo esse texto, que:

Questão
2011Filosofia

(UFU - 2011) No prtico da Academia de Plato, havia a seguinte frase: no entre quem no souber geometria. Essa frase reflete sua concepo de conhecimento: quanto menos dependemos da realidade emprica, mais puro e verdadeiro o conhecimento tal como vemos descrito em sua Alegoria da Caverna. A ideia de crculo, por exemplo, preexiste a toda a realizao imperfeita do crculo na areia ou na tbula recoberta de cera. Se trao um crculo na areia, a ideia que guia a minha mo a do crculo perfeito. Isso no impede que essa ideia tambm esteja presente no crculo imperfeito que eu tracei. assim que aparece a ideia ou a forma. JEANNIRE, Abel. Plato. Traduo de Lucy Magalhes. Rio de Janeiro: Zahar, 1995. 170 p. Com base nas informaes acima, assinale a alternativa que interpreta corretamente o pensamento de Plato.

Questão
2011Filosofia

(UFU - 2011) Na obra Discurso sobre o mtodo, Ren Descartes props um novo mtodo de investigao baseado em quatro regras fundamentais, inspiradas na geometria: evidncia, anlise, sntese, controle. Assinale a alternativa que contenha corretamente a descrio das regras de anlise e sntese.

Questão
2011Filosofia

(Ufu 2011) A Itália do tempo de Nicolau Maquiavel (1469 1527) não era um Estado unificado como hoje, mas fragmentada em reinos e repúblicas. Na obra O Príncipe, declara seu sonho de ver a península unificada. Para tanto, entre outros conceitos, forjou as concepções de virtú e de fortuna. A primeira representa a capacidade de governar, agir para conquistar e manter o poder; a segunda é relativa aos acasos da sorte aos quais todos estão submetidos, inclusive os governantes. Afinal, como registrado na famosa ópera de Carl Orff: Fortuna imperatrix mundi (A Fortuna governa o mundo). Por isso, um príncipe prudente não pode nem deve guardar a palavra dada quando isso se lhe torne prejudicial e quando as causas que o determinaram cessem de existir. MAQUIAVEL, N. O príncipe. Coleção os Pensadores. São Paulo: Abril Cultura, 1973, p. 79 - 80. Com base nas informações acima, assinale a alternativa que melhor interpreta o pensamento de Maquiavel.

Questão
2011Filosofia

(UFU - 2011) Segundo Marx, o fator fundamental do desenvolvimento social assenta-se nas contradies da vida material, na luta entre as foras produtivas da sociedade e as relaes sociais de produo que lhe correspondem. Analisando a frase acima, assinale a alternativa correta sobre as relaes sociais de produo e foras produtivas em Marx.

Questão
2011Filosofia

(Ufu 2011) Jean-Paul Sartre (1905 – 1980) encontrou um motivo de reflexão sobre a liberdade na obra de Dostoiévski Os irmãos Karamazov: “se Deus não existe, tudo é permitido”. A partir daí teceu considerações sobre esse tema e algumas consequências que dele podem ser derivadas.[...] tudo é permitido se Deus não existe e, por conseguinte, o homem está desamparado porque não encontra nele próprio nem fora dele nada a que se agarrar. Para começar, não encontra desculpas. [...] Estamos sós, sem desculpas. É o que posso expressar dizendo que o homem está condenado a ser livre. Condenado, porque não se criou a si mesmo, e como, no entanto, é livre, uma vez que foi lançado no mundo, é responsável por tudo o que faz.SARTRE, Jean-Paul. O existencialismo é um humanismo. São Paulo: Nova Cultural, 1987, p. 9 (coleção “Os Pensadores”). Com base em seus conhecimentos sobre a filosofia existencialista de Sartre e nas informações acima, assinale a alternativa correta.

Questão
2011Filosofia

(UFU - 2011) TEXTO PARA A PRXIMA QUESTO: Os filsofos contratualistas elaboraram suas teorias sobre os fundamentos ou origens do poder do Estado a partir de alguns conceitos fundamentais tais como, a soberania, o estado de natureza, o estado civil, o estado de guerra, o pacto social etc. [...] O estado de guerra um estado de inimizade e destruio [...] nisto temos a clara diferena entre o estado de natureza e o estado de guerra, muito embora certas pessoas os tenham confundido, eles esto to distantes um do outro [...]. LOCKE, John. Segundo Tratado sobre o Governo. So Paulo: Ed. Abril Cultural, 1978. Leia o texto acima e assinale a alternativa correta.

Questão
2011Filosofia

(Ufu 2011)      “Segundo Aristóteles, tudo tende a passar da potência ao ato; tudo se move de uma para outra condição. Essa passagem se daria pela ação de forças que se originam de diferentes motores, isto é, coisas ou seres que promoveriam esta mudança. No entanto, se todo o Universo sofre transformações, o estagirita afirmava que deveria haver um primeiro motor [...]”. CHALITA, Gabriel. Vivendo a filosofia. São Paulo: Ed. Ática, 2006, p. 58. Com base em seus conhecimentos e no texto acima, assinale a alternativa que contenha duas características do primeiro motor.

1-10 de 10