(UFU - 2013/2)
Em seus estudos sobre o Estado, Maquiavel busca decifrar o que diz ser uma verità effettuale, a ―verdade efetiva‖ das coisas que permeiam os movimentos da multifacetada história humana/política através dos tempos. Segundo ele, há certos traços humanos comuns e imutáveis no decorrer daquela história. Afirma, por exemplo, que os homens são ―ingratos, volúveis, simuladores, covardes ante os perigos, ávidos de lucro‖.
(O Príncipe, cap. XVII)
Para Maquiavel:
A ''verdade efetiva'' das coisas encontra-se em plano especulativo e, portanto, no''dever-ser''.
Fazer política só é possível por meio de um moralismo piedoso, que redime o homem em âmbito estatal.
Fortuna é poder cego, inabalável, fechado a qualquer influência, que distribui bens de forma indiscriminada.
A Virtù possibilita o domínio sobre a Fortuna. Esta é atraída pela coragem do homem que possui Virtù.