(UFU 2014 - meio do ano) Segundo David Hume, correto afirmar que o princpio de causalidade
(UFU 2014 - Meio do ano)Observe as figuras. A charge da esquerda remete ao tema do laissez- faire e à visão da sociedade como conjunto de ações individuais; a imagem da direita pode ser associada a uma frase usada por Leo Huberman no livro A história da riqueza do homem: Precisa-se de trabalhadores, crianças de dois anos podem se candidatar. Contra essas duas situações, uma de ordem teórica e outra de ordem prática, a Sociologia levanta-se. É correto afirmar que a Sociologia critica
(UFU 2014 - Meio do ano)No livro Cultura: um conceito antropológico, Laraia (2009) afirma: A espécie humana se diferencia anatômica e fisiologicamente pelo dimorfismo sexual, mas é falso que as diferenças de comportamento existentes entre as pessoas de sexo diferentes sejam determinadas biologicamente. A Antropologia tem demonstrado que muitas atividades atribuídas às mulheres em uma cultura podem ser atribuídas aos homens em outras LARAIA, Roque de B. Cultura um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Zahar, 24 ed, 2009, p. 19. O trecho acima expressa
(UFU 2014 - Meio do ano)Durkheim parte da proposição: cada sociedade tem sua moral; o que todo mundo pode admitir. De fato, a moral da sociedade romana difere concretamente da moral do Estado soviético ou do Estado liberal norteamericano. É verdade que cada sociedade tem instituições, crenças ou práticas morais que lhe são próprias, e que caracterizam o tipo a que essas sociedades pertencem. ARON, R. As etapas do pensamento sociológico. São Paulo: Martins Fontes, 1993, p. 360-361. São exemplos de instituições essenciais para a sociedade na concepção de Durkheim:
(UFU 2014 - Meio do ano) Para Castells (2010), identidade [é] o processo de construção de significado com base em um atributo cultural, ou ainda um conjunto de atributos culturais interrelacionados, o(s) qual(ais) prevalece(m) sobre outras fontes de significado. [...] Não é difícil concordar com o fato de que, do ponto de vista sociológico, toda e qualquer identidade é construída. Partindo dessa perspectiva, assinale a alternativa INCORRETA.
(UFU 2014 - Meio do ano)A interpretação da modernidade, de acordo com Émile Durkheim, é construída tendo em vista dois polos de sociedade que ele procura explicar a partir da solidariedade mecânica e da solidariedade orgânica. Tendo em vista a solidariedade orgânica, o autor aponta suas características, considerando formas distintas de organização social, laços de solidariedade e tipo de direito, marcadas, respectivamente, pela
(UFU 2014 - Meio do ano)Ao anunciar o lançamento do filme Cidadão Boilesen, o sítio do jornal Estado de São Paulo, descreve a vida do personagem que dá nome à película da seguinte forma: Dinamarquês naturalizado brasileiro, ele virou empresário no País. Anticomunista ferrenho ligou-se a grupos militares e paramilitares. Outros empresários e banqueiros - nomeados no filme - também fizeram isso, mas Boilesen se destacava por uma particularidade fartamente debatida no filme. Sádico, ele tinha um prazer especial em seguir as sessões de tortura, chegando a fornecer carros da empresa Ultragaz, do grupo Ulbra, que presidia, para operações de repressão. Em 1971, foi vítima de uma emboscada e morto por guerrilheiros. Disponível em: . Acesso em: 19 mar. 2014. Com base na exposição do perfil do personagem e em conhecimentos acerca do período compreendido entre os anos de 1964 e 1984, assinale a alternativa correta.
(UFU 2014 - Meio do ano)Weber procura analisar os fundamentos que tornam legítima a autoridade e as razões internas que justificam a dominação, que ele distingue conforme três tipos puros: a dominação tradicional, a dominação carismática e a dominação racional-legal. Sobre as características da dominação racional-legal é INCORRETO afirmar que:
(UFU 2014 - Meio do ano) Uma das condições históricas para o desenvolvimento do capital foi o trabalho livre e a troca de trabalho livre por dinheiro, outra foi a separação do trabalho livre das condições objetivas de sua efetivação dos meios e material do trabalho. K. Marx, Formações econômicas pré-capitalistas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985, p. 65. Nesse trecho, Marx se refere à especificidade do trabalho na sociedade capitalista, quando comparado com as formações econômicas que a precederam. Com base nas informações fornecidas, é correto afirmar que,
(UFU 2014 - Meio do ano)Considere a tirinha: A cena da história em quadrinhos, protagonizada por Hagar e seu filho Hamlet, ilustra um modo específico de lidar com a diversidade cultural. A respeito da posição de Hagar, é correto afirmar que ele
(UFU 2014 - meio do ano)Segundo Chauí (2000), [...] na Idade Média o pensamento estava subordinado ao princípio da autoridade, isto é, uma ideia é considerada verdadeira se for baseada nos argumentos de uma autoridade reconhecida [...] CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2000, p. 45. Sobre a filosofia da Idade Média é INCORRETO afirmar que
(UFU 2014 - meio do ano)Considere as questões que Immanuel Kant lança ao seu leitor nas primeiras páginas da Estética Transcendental. Que são então o espaço e o tempo? São entes reais? Serão apenas determinações ou mesmo relações de coisas, embora relações de espécie tal que não deixariam de subsistir entre as coisas, mesmo que não fossem intuídas? Ou serão unicamente dependentes da forma da intuição e, por conseguinte, da constituição subjetiva do nosso espírito, sem a qual esses predicados não poderiam ser atribuídos a coisa alguma? KANT. Crítica da razão pura. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1994, p. 64. Sobre as noções kantianas de tempo e espaço é correto afirmar que essas noções são as formas
(UFU 2014 - meio do ano)Assinale a alternativa que indica a moral do senhor, de acordo com Nietzsche.
(UFU 2014 - meio do ano) Mas se verdadeiramente a existência precede a essência, o homem é responsável por aquilo que é. Assim, o primeiro esforço do existencialismo é o de pôr todo homem no domínio do que ele é e de lhe atribuir a total responsabilidade da sua existência. E, quando dizemos que o homem é responsável por si próprio, não queremos dizer que o homem é responsável pela sua restrita individualidade, mas que é responsável por todos os homens. [...] Assim, a nossa responsabilidade é muito maior do que poderíamos supor, porque ela envolve toda a humanidade. SARTRE, Jean-Paul. O existencialismo é um humanismo. Trad. Vergílio Ferreira. Lisboa: Presença, 1970. Apud ARANHA, M. L. de Arruda e MARTINS, M. H. Pires. Filosofando: introdução à filosofia. São Paulo: Moderna, 2009. Conforme o texto, é correto afirmar que, para o existencialismo,
(UFU 2014 - meio do ano)Em relação ao silogismo categórico de Aristóteles é INCORRETO afirmar que