(UFU - 2020)
Um dos procedimentos utilizados na indústria automobilística para verificar a segurança dos automóveis é o teste de impacto. Ele é realizado, produzindo colisão de um automóvel contra uma barreira rígida. Em um dado teste de impacto, utilizam-se dois diferentes materiais e configurações, designados de sistema A e de sistema B, que são montados na região sujeita ao contato na colisão, em um mesmo automóvel, que possui massa total de 1000 kg. Durante o teste, este automóvel colide com uma barreira fixa e indeformável a 54 km/h (15 m/s), atingindo o repouso sem haver mudanças na direção do movimento inicial. Utilizando-se o sistema A, a colisão dura 0,1 s e o deslocamento do centro de massa do automóvel é de 75cm; já utilizando-se o sistema B, o tempo de colisão reduz para 0,075 s.
A) Qual é o módulo da força média, considerada constante durante toda a colisão, exercida pela barreira sobre o automóvel, utilizando-se o sistema A e o sistema B? Demonstre com cálculos.
B) Qual é o deslocamento do centro de massa do automóvel durante sua colisão, utilizando-se o sistema B? Demonstre com cálculos.
C) Qual é o sistema que oferece maior segurança ao automóvel? Justifique sua resposta.