(UFU - 2020 - 1ª FASE) Em junho de 2019, O Mercado Comum do Sul (Mercosul) e a União Europeia (UE) concluíram negociação e fecharam o acordo de livre comércio entre os dois blocos. Esse acordo birregional prevê a
eliminação total de tarifas em produtos agrícolas de grande interesse do Brasil, como suco de laranja, frutas, café solúvel e do mercado de carnes, de açúcar e de etanol, dentre outros produtos, constituindo o maior acordo comercial de commodities do globo.
garantia e o acesso efetivo a diversos segmentos de serviços profissionais e financeiros, de comunicação, de construção, de distribuição, de turismo e de transporte, agilizando e reduzindo os custos dos trâmites de importação, de exportação e a circulação de bens.
regulamentação de serviços, de compras governamentais, de facilitação de comércio, de barreiras técnicas, de medidas sanitárias e fitossanitárias e de propriedade intelectual, possibilitando o intercâmbio intelectual e o livre fluxo de pessoas entre os dois blocos.
eliminação de barreiras tarifárias na comercialização de produtos entre todos os países que compõem o Mercosul e a UE, compondo o maior acordo bilateral econômico e populacional do globo que permitirá a inserção do Brasil nas cadeias globais de valor.