(UFU - 2020 - 1ª FASE)
Entre os séculos XI e XIII, a sociedade feudal passou por acentuadas transformações tais como: crescimento urbano, desenvolvimento das feiras, significativo aumento do uso da moeda etc. Todavia, em fins do século XIII, houve uma inversão da tendência desse crescimento socioeconômico e demográfico.
Dentre os fatores que explicam a inversão acima assinalada, é correto destacar, EXCETO, que
o desflorestamento em larga escala acarretou inclusive um desiquilíbrio climático no ocidente no início do século XIV, gerando a devastação das colheitas e pauperizando grande número de camponeses.
o conflito entre a Igreja e os poderes temporais, sobretudo a chamada “querela das investiduras”, levou ao início de longas guerras que dizimaram campos e pessoas, gerando uma grande crise no sistema feudal.
a peste bubônica que, ao encontrar uma população debilitada, eliminou um número elevado de pessoas. Alguns historiadores calculam que cerca de 1/3 da população europeia pereceu.
o aumento do cenário de morte e de miséria produziu um quadro de instabilidade social, gerando várias revoltas camponesas, destacando-se entre elas as jacqueries, ocorridas na França no século XIV.