(UFU - 2021 - 1ª FASE) Cientistas apostam em uma segunda geração modificada da proteína spike do coronavírus Sars-CoV-2, causador da Covid-19, na produção de uma nova vacina de baixo custo contra a doença. Tal proteína de superfície do novo coronavírus é responsável por se ligar a receptores na superfície de células humanas e desencadear a infecção.
Adaptado de: Pivetta, Marcos. A aposta da ButanVac. Revista Fapesp. Edição 303, mai.2021. Disponível em: . Acesso em: 10 maio 2021.
Com base nas informações, analise as afirmativas abaixo.
I. A nova vacina será um método de imunização ativa, que contém, em sua composição, anticorpos contra a Covid-19.
II. A proteína de superfície spike do novo coronavírus será empregada como antígeno, reconhecido como externo pelo sistema imunológico e servirá de alvo para a produção de anticorpos.
III. A nova vacina, em razão da gravidade da pandemia, conterá como imunizante uma variante modificada do coronavírus (inativado ou atenuado) como forma de estimular o sistema imunológico.
IV. Na nova candidata à vacina, a resposta imune será induzida pela proteína de superfície do novo coronavírus que se liga a receptores na superfície de células humanas, desencadeando a infecção.
Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas.
Apenas II e IV.
Apenas I e III.
Apenas II e III.
Apenas I e IV.