(UFU - 2021 - 1ª FASE) Ecólogos, interessados nas dinâmicas das pirâmides ecológicas em ecossistemas terrestres e aquáticos, fizeram quatro afirmações sobre pirâmides de energia, de biomassa e de números, durante um debate sobre fluxos de energia nos níveis tróficos.
Ecólogo I. As pirâmides de energia sempre têm aspecto convencional, revelando o fluxo unidirecional de energia e sua progressiva dissipação ao longo das cadeias alimentares.
Ecólogo II. Em comunidades aquáticas, a biomassa dos produtores, representados por bactérias autotróficas e algas unicelulares, é menor que a dos consumidores primários, representados pelo zooplâncton e por pequenos peixes. A base da pirâmide, portanto, é mais estreita do que o retângulo correspondente ao nível trófico superior.
Ecólogo III. As pirâmides de números podem assumir forma invertida quando o produtor é uma grande árvore, por exemplo, cujas folhas são devoradas por 300 lagartas de borboleta, que fornecem alimento a 20 aves.
Ecólogo IV. Em comunidades terrestres, em que os produtores são geralmente plantas de ciclo relativamente longo, a pirâmide de biomassa tem base estreita e ápice largo.
Assinale a alternativa que apresenta o ecólogo que cometeu um engano em relação a sua afirmação.
I.
II.
IV.
III.