(UFU - 2022) Leia o texto a seguir e responda s questes propostas, considerando-se o pensamento de Ren Descartes (1596-1650). Afirmo ousadamente que no podemos estar enganados nos nossos juzos muito claros e exatos, os quais, se fossem falsos, no poderiam ser corrigidos por outros mais claros, nem com a ajuda de nenhuma outra faculdade natural. Porque sendo Deus o soberano Ser, necessrio que seja tambm o soberano bem e a soberana verdade e, por isso, repugna-nos que qualquer coisa que venha dele tenda para a falsidade. Contudo, dado que no pode haver nada em ns de real que no nos tenha sido criado por Ele [], e dado que temos em ns uma faculdade real para conhecer o verdadeiro e distingui-lo do falso [], se essa faculdade no tendesse para o verdadeiro, pelo menos quando nos servimos dela como deve ser [], no seria sem razo que Deus, que no-la deu, fosse tido por um enganador. DESCARTES, Ren. Resposta segunda objeo, apud. JAPIASSU, Hilton. O racionalismo cartesiano, In: REZENDE, Antnio. Curso de Filosofia, Zahar: Rio de Janeiro, 2012. p. 69 A) Cite quais so os trs tipos de ideias a partir dos quais se compe o nosso conhecimento e explique o que cada um desses trs tipos. B) Explique a relao entre a natureza divina e a certeza das ideias inatas, consideradas o fundamento de nosso conhecimento.
(UFU - 2022) Talvez chegue o dia em que os animais no humanos venham a adquirir os direitos que jamais poderiam ter-lhe sido negados, a no ser pela mo da tirania. J descobrimos que o escuro da pele no razo para que um ser humano seja irremediavelmente abandonado aos caprichos de um torturador. possvel que um dia se reconhea que o nmero de pernas, a vilosidade da pele ou a terminao do osso sacro sejam motivos igualmente insuficientes para abandonar um ser senciente ao mesmo destino [...]. A questo no : eles so capazes de raciocinar? ou so capazes de falar? e sim: eles so capazes de sofrer? SINGER, Peter. Libertao animal. So Paulo: Martins Fontes, p. 12, 2010. A) Considerando-se o trecho acima, bem como as postulaes de Peter Singer, qual o critrio que pode conduzir a sociedade humana a observar os direitos dos animais, e quais seriam esses direitos? B) Explique o argumento usado nesse texto de Peter Singer a favor dos direitos dos animais.
(UFU - 2022) Sobre as relaes entre ato e potncia e matria e forma na filosofia de Aristteles (384-322 a.C.), INCORRETO afirmar que
(UFU - 2022) No dizer de Descartes, no temos certeza sequer se existimos, pois podemos estar em um sonho ou ser vtimas de um ser maior do que ns e que nos engana, fazendo-nos crer que existimos quando, na verdade, no somos mais do que a imaginao desse ser. No entanto, mesmo quando nos enganamos, precisamos do pensamento, quer dizer, para nos enganarmos, temos de pensar; e, para pensar, precisamos existir. Ora, se podemos nos enganar, ento pensamos e, se pensamos, ento, existimos. SAVIAN FILHO, Juvenal. Filosofia e filosofias. Belo Horizonte: Autntica, 2016. p. 67. A respeito da filosofia de Descartes (1596-1650), considere as afirmaes a seguir. I. Para Descartes, colocar todo conhecimento em dvida um mtodo para chegar a um conhecimento indubitvel. II. O conhecimento obtido por meio dos cinco sentidos a nica garantia do que verdadeiro. III. A evidncia do pensamento o fundamento para outras verdades como a existncia de Deus e as verdades matemticas. Assinale a alternativa que apresenta afirmao(es) correta(s).
(UFU - 2022) Especismo a opinio que humanos tipicamente tm. uma atitude de preconceito ou de prjulgamento contra seres que no so membros de sua espcie, e h uma tendncia a ignor-los ou a no se interessar por eles. Obviamente o termo foi cunhado para fazer um paralelo com sexismo e racismo. Em todos os casos, existe sempre um grupo especial que se autointitula possuidor de um status especial e discrimina quem no desse grupo. Diz tambm que temos direito de explorar e de usar quem de fora porque eles no tm o status moral ou os valores morais que ns temos. Isso comum com o racismo e com o sexismo. SINGER, Peter. entrevista concedida Ana Carolina da Costa e Fonseca, no site Fronteiras do Pensamento. Disponvel em: . Acesso em: 13 set. 2022. (Adaptado) Assinale a alternativa cuja afirmao NO est de acordo com a noo de especismo, tal como definida pelo filsofo Peter Singer.
(UFU - 2022) Em sua obra tica a Nicmaco, Aristteles (384-322 a.C.) utiliza uma metfora para expressar a sua concepo de como viver uma vida feliz. Diz ele que a funo de um tocador de lira tocar a lira e a de um bom tocador de lira tocar a lira de modo excelente. Do mesmo modo, viver de modo excelente viver por meio da virtude (aret, em grego). Assinale a afirmao que melhor define o conceito de virtude segundo Aristteles.
(UFU - 2022) O intelecto humano no ato de algum rgo, mas uma certa capacidade da alma, que forma do corpo. Por isso, prprio dela conhecer a forma existente individualmente na matria corporal, no porm na medida em que est em tal matria. Ora, conhecer o que est na matria individual, no na medida em que est em tal matria, abstrair a forma da matria individual, que as fantasias representam. Por isso, necessrio dizer que o nosso intelecto intelige o que material abstraindo das fantasias; e, atravs do que material, assim considerado, chegamos a algum conhecimento do que imaterial, assim como, pelo contrrio, os anjos conhecem o que material atravs do imaterial. AQUINO, Toms de. Suma de Teologia. Primeira Parte, questes 84-89. Traduo de Carlos A. R. Nascimento. Uberlndia: EDUFU, 2005. p. 133. Sobre o modo como conhecemos as coisas materiais, correto afirmar que, segundo Toms de Aquino (1224-1274),
(UFU - 2022) Sobre o ser humano no estado de natureza, Thomas Hobbes (1588-1679) escreveu o seguinte: O direito de natureza, a que os autores geralmente chamam jus naturale, a liberdade que cada homem possui de usar seu prprio poder, da maneira que quiser, para a preservao de sua prpria natureza, ou seja, de sua vida; e, consequentemente, de fazer tudo aquilo que seu prprio julgamento e razo lhe indiquem como meios adequados a esse fim. HOBBES, Thomas. Leviat. So Paulo: Abril Cultural, 1974. p. 82. Partindo desse texto como premissa, para Hobbes,
(UFU - 2022) necessrio a um prncipe, para se manter no poder, que aprenda a poder ser mau e que se valha ou deixe de valer-se disso segundo a necessidade. E ainda, que no lhe importe incorrer na fama de ter certos defeitos, sem os quais dificilmente poderia salvar o governo, pois, considerando bem, podemos encontrar coisas que parecem virtudes e que, se praticadas o levariam runa, e outras que podero parecer vcios e que, sendo seguidas, trazem a segurana e o bem estar do governante [...]. MAQUIAVEL, Nicolau. O Prncipe. So Paulo: Abril Cultural, 1973. p. 69. De acordo com a teoria poltica de Maquiavel (1469-1527), assinale a alternativa correta.
(UFU - 2022) A ao, nica atividade que se exerce diretamente entre os seres humanos sem a mediao das coisas, corresponde ao fato de que seres humanos, e no o Ser Humano, vivem na terra e habitam o mundo, [...] somos todos os mesmos, isto , humanos, mas de tal maneira que ningum nunca igual a ningum que j tenha existido, existe ou venha a existir [...]. ARENDT, Hannah. A condio humana. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2007. p. 15. Nesse trecho, a filsofa est descrevendo a condio humana que corresponde ao, a qual ela chama de