ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UFU - 2022)Leia o texto a seguir e responda s que

(UFU - 2022)

 

Leia o texto a seguir e responda às questões propostas, considerando-se o pensamento de René Descartes (1596-1650).

 

Afirmo ousadamente que não podemos estar enganados nos nossos juízos muito claros e exatos, os quais, se fossem falsos, não poderiam ser corrigidos por outros mais claros, nem com a ajuda de nenhuma outra faculdade natural. Porque sendo Deus o soberano Ser, é necessário que seja também o soberano bem e a soberana verdade e, por isso, repugna-nos que qualquer coisa que venha dele tenda para a falsidade. Contudo, dado que não pode haver nada em nós de real que não nos tenha sido criado por Ele […], e dado que temos em nós uma faculdade real para conhecer o verdadeiro e distingui-lo do falso […], se essa faculdade não tendesse para o verdadeiro, pelo menos quando nos servimos dela como deve ser […], não seria sem razão que Deus, que no-la deu, fosse tido por um enganador.

DESCARTES, René. Resposta à segunda objeção, apud. JAPIASSU, Hilton. O racionalismo cartesiano, In: REZENDE, Antônio. Curso de Filosofia, Zahar: Rio de Janeiro, 2012. p. 69

 

A) Cite quais são os três tipos de ideias a partir dos quais se compõe o nosso conhecimento e explique o que é cada um desses três tipos.

B) Explique a relação entre a natureza divina e a certeza das ideias inatas, consideradas o fundamento de nosso conhecimento.