(UFU - 2022)
Quem estiver acompanhando o programa eleitoral gratuito na TV deve ter percebido como ficou difícil descobrir o partido de cada candidato. As letras miúdas que aparecem no canto da tela ajudam pouco. Mesmo no material impresso da campanha, há pouco destaque para o nome e para a logomarca do partido. No rádio, a lista dos integrantes da coligação é lida em um ritmo tão veloz que, na maior parte das vezes, é impossível captar todos os partidos. Esse fenômeno, o de ocultar ou mesmo evitar uma associação entre o candidato e um partido, já vinha ocorrendo em eleições anteriores, mas foi acentuado na campanha para as eleições municipais deste domingo.
YASINI, Inayatulhaq. Por que tantos candidatos a prefeito 'escondem' nome e logomarca de partidos nas campanhas. Terra, 2016. Disponível em: . Acesso em: 11 set. 2022.
A ocultação da sigla partidária por candidatos durante a campanha eleitoral evidencia
a limitação da participação popular diante da crescente influência de movimentos sociais e de sindicatos no processo eleitoral.
o avanço do domínio da burocracia estatal na definição de agendas políticas e na escolha de candidatos na disputa eleitoral.
o enfraquecimento da capacidade de as instituições partidárias organizarem e representarem os interesses de parcelas da população.
a ampliação do acesso das minorias sociais ao debate público e aos cargos públicos eletivos.