ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UNESP - 2011 - 1 FASE)As extines em massa que mar

Geografia | Geografia Física | Geomorfologia | Estrutura geormofológica da Terra | Dinâmica externa do relevo
Geografia | Geografia Física | Geomorfologia | Estrutura geormofológica da Terra | Dinâmica interna do relevo
UNESP 2011UNESP GeografiaTurma ENEM Kuadro

(UNESP - 2011 - 1ª FASE) As extinções em massa que marcaram a história da Terra aconteceram em diferentes períodos geológicos.

Analise o texto e o quadro para responder a questão.

Texto

O sumiço de espécies é um fato da vida. Além das Big Five, como são conhecidas as cinco grandes extinções em massa do passado, nos dias de hoje é anunciada a Sexta Extinção, porque tem tudo para atingir dimensões comparáveis às das outras cinco grandes extinções em massa da história da Terra. Propício atentar a este problema, pois é o Ano Internacional da Biodiversidade.

AS CINCO PRIMEIRAS
Período Ordoviciano Devoniano Permiano Triássico Cretáceo
Quando 439 milhões de anos atrás 364 milhões de anos atrás 251 milhões de anos atrás 200 milhões de anos atrás 65 milhões de anos atrás
Causa Flutuações severas do nível do mar ligadas a grandes glaciações, seguidas de um aquecimento global de grandes proporções Incerta. Parece haver um elo com uma forma de resfriamento global, uma vez que as espécies adaptadas ao calor foram as que mais sofreram Vulcanismo exacerbado produz vastas quantidades de gás carbônico, que desencadeiam aumento da temperatura global e falta de oxigênio no mar e em terra Incerta, embora pareça haver, como no Permiano, um elo causal com os gases liberados por vulcanismo, também associados à mudança climática Impacto de um asteroide no atual golfo do México
Duração 10 milhões de anos 5 milhões de anos 60 mil anos Incerta De instantânea a poucos anos
Desaparecidos Cerca de 60% dos gêneros de organismos marinhos (a vida terrestre ainda não havia evoluído) Cerca de 50% de todos os gêneros multicelulares Cerca de 85% de todos os gêneros multicelulares. É a pior das extinções em massa Cerca de 50% dos gêneros multicelulares Cerca de 50% dos gêneros multicelulares
Principais Atingidos Invertebrados, como os braquiópodes (criaturas com conchas, diferentes dos moluscos) e os briozoários (filtradores com pequenos tentáculos) Esponjas formadoras de recifes, branquiópodes, peixes sem mandíbula Apesar da matança generalizada, alguns grupos de animais foram completamente erradicados, como os trilobitas, primos marinhos dos crustáceos que tinham sobrevivido às duas extinções em massa anteriores Conodontes (vertebrados muito primitivos, parecidos com enguias), répteis aparentados aos dinossauros e aos ancestrais dos mamíferos, anfíbios de grande porte Dinossauros não avianos (ou seja, os que não são ancestrais das aves modernas), pterossauros (répteis voadores), répteis marinhos, grupos primitivos de mamíferos

(Reinaldo José Lopes. Unespciência, ano 1, n.º 7, abril de 2010. Texto e quadro adaptados.)

A partir do texto e do quadro, analise as afirmações.

I. Nas Big Five, os fatores que desencadearam a extinção em massa foram fenômenos astronômicos, geológicos com intensas erupções vulcânicas e a deriva dos continentes, associados a flutuações no nível do mar e mudanças climáticas.

II. Na Sexta Extinção, como é conhecido o atual momento, o principal fator que desencadeia este fenômeno é o aumento do número de terremotos e da atividade vulcânica no Círculo de Fogo do Pacífico.

III. Nas Big Five, as extinções em massa parecem não terem sido desencadeadas pela ação de seres vivos, principalmente por uma única espécie – o homem.

IV. A capacidade de recuperação da biodiversidade planetária é imensa. As Big Five ocorreram pela intervenção humana associada a eventos de impactos de meteoritos e intenso vulcanismo.

Estão corretas as afirmações

A

I, II e III, apenas.

B

I e III, apenas.

C

I, II, III e IV.

D

I, III e IV, apenas.

E

I e II, apenas.