(UNESP - 2011 - 1ª FASE) Leia o texto para responder a questão.
Não basta matar a sede.
Tem de ter grife Existem cerca de 3 mil marcas de água no mundo, mas só um punhado delas faz parte do clube das águas de grife, cujo status equivale ao de vinhos renomados. Para ser uma água de grife, além do marketing, pesam fatores como tradição e qualidade. E qualidade, nesse caso, está ligada à composição. O nível de CO2 determina o quanto a água é gaseificada. O pH também conta: as alcalinas são adocicadas, as ácidas puxam para o amargo. Outro fator é o índice de minerais: águas com baixo índice de minerais são mais neutras e leves. Águas mais encorpadas têm índice de minerais mais altos.
(O Estado de S.Paulo, 22.03.2010. Adaptado.)
Uma água mineral gasosa, de grande aceitação em todo o mundo, é coletada na fonte e passa por um processo no qual água e gás são separados e recombinados – o gás é reinjetado no líquido – na hora do engarrafamento. Esse tratamento permite ajustar a concentração de CO2 , numa amostra dessa água, em 7g/L.
Com base nessas informações, é correto afirmar que:
a condutividade elétrica dessa água é nula, devido ao caráter apolar do dióxido de carbono que ela contém.
uma garrafa de 750 mL dessa água, posta à venda na prateleira de um supermercado, contém 3 L de CO2.
essa água tem pH na faixa ácida, devido ao aumento da concentração de íons [H3O]+ formados na dissolução do CO2.
o grau de pureza do CO2 contido nessa água é baixo, pois o gás contém resíduos do solo que a água percorre antes de ser coletada.
devido ao tratamento aplicado no engarrafamento dessa água, seu ponto de ebulição é o mesmo em qualquer local que seja colocada a ferver.