(UNESP - 1ª FASE)
A necessária redução do tempo é melhor alcançada se os consumidores não puderem prestar atenção ou concentrar o desejo por muito tempo em qualquer objeto; isto é, se forem impacientes, impetuosos, indóceis e, acima de tudo, facilmente instigáveis e também se facilmente perderem o interesse. […] A relação tradicional entre necessidades e sua satisfação é revertida: a promessa e a esperança de satisfação precedem a necessidade que se promete satisfazer e serão sempre mais intensas e atraentes que as necessidades efetivas.
(Zygmunt Bauman. Globalização, 2021.)
A argumentação apresentada no excerto sobre o tempo do consumo expressa ações características
dos Estados e das empresas transnacionais, organizações interessadas em acordos supranacionais pró-economia.
da publicidade e do marketing, estratégias corporativas que influenciam a nossa organização social.
das instituições financeiras e das ONGs, agentes corporativos pautados pela socialização de capitais.
da didática e da neurociência, elementos empregados pelas empresas para criação de novos produtos.
da ciência e da tecnologia, campos de estudo dedicados à erradicação das diferenças socioeconômicas.