ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UNESP - 1 FASE)A necessria reduo do tempo melhor

(UNESP - 1ª FASE)

 

A necessária redução do tempo é melhor alcançada se os consumidores não puderem prestar atenção ou concentrar o desejo por muito tempo em qualquer objeto; isto é, se forem impacientes, impetuosos, indóceis e, acima de tudo, facilmente instigáveis e também se facilmente perderem o interesse. […] A relação tradicional entre necessidades e sua satisfação é revertida: a promessa e a esperança de satisfação precedem a necessidade que se promete satisfazer e serão sempre mais intensas e atraentes que as necessidades efetivas.

(Zygmunt Bauman. Globalização, 2021.)

 

A argumentação apresentada no excerto sobre o tempo do consumo expressa ações características

A

dos Estados e das empresas transnacionais, organizações interessadas em acordos supranacionais pró-economia.

B

da publicidade e do marketing, estratégias corporativas que influenciam a nossa organização social.

C

das instituições financeiras e das ONGs, agentes corporativos pautados pela socialização de capitais.

D

da didática e da neurociência, elementos empregados pelas empresas para criação de novos produtos.

E

da ciência e da tecnologia, campos de estudo dedicados à erradicação das diferenças socioeconômicas.