ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UNICAMP - 2004 - 2 fase - Questo 2)Em sua coluna

(UNICAMP - 2004 - 2 fase - Questão 2)

Em sua coluna na Folha Ilustrada, Mônica Bergamo comenta sobre o curta-metragem previsto para ser lançado em novembro de 2003 – “Um Caffé com o Miécio”. Transcrevemos parte da coluna a seguir: (...) Quando ouvia a trilha sonora do curta “Um Caffé com o Miécio”, que Carlos Adriano finaliza sobre o caricaturista, colecionador de discos e estudioso Miécio Caffé (1920-2003), Caetano Veloso se encantou por uma música específica. Era a desconhecida marchinha “A Voz do Povo”, de Malfitano e Frazão, que Orlando Silva gravou em 1940, cuja letra diz “que raiva danada que eu tenho do povo, que não me deixa ser original”. “É um manifesto, como sua obra”, disse o músico baiano ao cineasta paulistano.

(Adaptado de Mônica Bergamo, Folha de S. Paulo, 11/10/2003, p. E2).

a) Explique o título do curta-metragem.

b) Identifique pelo menos duas possibilidades de leitura de “sua obra” e justifique cada uma delas.

c) As três ocorrências da partícula “que” destacadas em negrito estabelecem relações de natureza lingüística diversa. Explicite-as.

d) Os dois trechos sublinhados retomam elementos anteriormente apresentados no texto de maneira diferente dos recursos analisados nos itens b e c. Como funciona esse processo de retomada?