(UNICAMP - 2007) A aplicação de insumos químicos na atividade agrícola pode representar uma fonte de problemas ambientais e econômicos, se não for feita corretamente. Em um estudo realizado para monitorar as perdas de um agrotóxico em uma plantação de tomates, uma solução aquosa de um sal duplo de cobre foi aplicada por pulverização. As perdas para o solo e para o ambiente foram determinadas por análise química do cobre.
a) A quantidade total (em gramas) de um agrotóxico (Q) pulverizado numa área pré-determinada do tomatal pode ser obtida conhecendo-se algumas grandezas. Escreva uma equação matemática que permita calcular Q, escolhendo entre as grandezas: t (tempo de pulverização em segundos); T (temperatura em kelvin); V (vazão de solução pulverizada em L s-1); F (massa de solução pulverizada em kg s-1); C (concentração do agrotóxico no líquido pulverizado em mol L-1); P (porcentagem em massa de agrotóxico por massa de líquido); M (massa molar do agrotóxico).
b) Sabendo-se que o agrotóxico utilizado é um hidroxi-cloreto de cobre, e que a sua massa molar é de 213,4 g mol-1, escreva a sua fórmula.
c) De acordo com a fórmula do agrotóxico, em que estado de oxidação encontra-se o cobre? Justifique sua resposta.