(UNICAMP - 2007) Um artigo publicado no The Agronomy Journal de 2006 trata de um estudo relacionado à fixação de nitrogênio por uma planta forrageira que se desenvolve bem em um solo ácido. Essa planta tem o crescimento limitado pela baixa fixação de nitrogênio. O objetivo central do trabalho era verificar como uma cultura de alfafa, cultivada junto à forrageira citada, poderia melhorar o crescimento da forrageira, aumentando a fixação de nitrogênio. Relata o artigo que o terreno a ser adubado foi subdividido em cinco partes. Cada parte foi adubada com as seguintes quantidades fixas de nitrato de amônio, a cada vez: 0; 28; 56; 84; 112 kg/ha. As adubações foram repetidas por 15 vezes em períodos regulares, iniciando-se no começo de 1994 e encerrando-se no final de 1996. Para monitorar a fixação de nitrogênio, os pesquisadores adicionaram uma pequeníssima quantidade conhecida de nitrato de amônio marcado (\(\mathrm{^{15}NH_4 ^{15}NO_3}\)) ao nitrato de amônio comercial a ser aplicado na plantação.
a) Do ponto de vista da representação química, o que significa o sobrescrito 15 junto ao símbolo N?
b) Suponha duas amostras de mesma massa, uma de \(\mathrm{^{15}NH_4 ^{15}NO_3}\) e a outra de \(\mathrm{NH_4NO_3}\). A quantidade de nitrogênio (em mol) na amostra de \(\mathrm{NH_4NO_3}\) é maior, igual ou menor do que na amostra de \(\mathrm{^{15}NH_4 ^{15}NO_3}\)? Justifique sua resposta.
c) Considere que na aplicação regular de 28 kg/ha não sobrou nem faltou adubo para as plantas. Determine, em mol/ha, que quantidade desse adubo foi aplicada em excesso na parte que recebeu 112 kg/ha, ao final do primeiro ano de estudo.