(UNICAMP - 2008 - 2 fase - Questão 10)
O alicate-amperímetro é um medidor de corrente elétrica, cujo princípio de funcionamento baseia-se no campo magnético produzido pela corrente. Para se fazer uma medida, basta envolver o fio com a alça do amperímetro, como ilustra a figura ao lado.
a) No caso de um fio retilíneo e longo, pelo qual passa uma corrente i, o módulo do campo magnético produzido a uma distância r do centro do fio é dado por \(B= \frac{\mu_{0}i}{2\pi r}\), onde \(\mu_{0}=4\pi .10^{-7} \ \ \frac{Tm}{A}.\) Se o campo magnético num ponto da alça circular do alicate da figura for igual a 1,0 × 10-5 T, qual é a corrente que percorre o fio situado no centro da alça do amperímetro?
b) A alça do alicate é composta de uma bobina com várias espiras, cada uma com área A = 0,6 cm2 . Numa certa medida, o campo magnético, que é perpendicular à área da espira, varia de zero a 5,0 × 10-6 T em 2,0 × 10-3 s. Qual é a força eletromotriz induzida, \(\varepsilon\) , em uma espira? A lei de indução de Faraday é dada por: \(\varepsilon =-\frac{\Delta \Phi }{\Delta t},\) onde \(\Phi\) é o fluxo magnético, que, nesse caso, é igual ao produto do campo magnético pela área da espira.