(UNICAMP - 2011 - 1 FASE ) O radar é um dos dispositivos mais usados para coibir o excesso de velocidade nas vias de trânsito. O seu princípio de funcionamento é baseado no efeito Doppler das ondas eletromagnéticas refletidas pelo carro em movimento. Considere que a velocidade medida por um radar foi V = 72 km/h para um carro que se aproximava do aparelho.
Para se obter Vm o radar mede a diferença de frequências Δf , dada por \(\Delta f = f - fo = +- \frac{Vm}{c}.fo\), sendo f a frequência da onda refletida pelo carro, \(fo = 2.4 .10^{10}\) Hz a frequência da onda emitida pelo radar e \(c = 3.10^{8}\) m/s a velocidade da onda eletromagnética. O sinal (+ ou -) deve ser escolhido dependendo do sentido do movimento do carro com relação ao radar, sendo que, quando o carro se aproxima, a frequência da onda refletida é maior que a emitida. Pode-se afirmar que a diferença de frequência Δf medida pelo radar foi igual a
1600 Hz
80 Hz.
–80 Hz.
–1600 Hz.