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VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UNICAMP - 2021 - 2 FASE)A mensagem no fala do obj

Geografia | Geografia Humana | Geografia Econômica | Economia mundial
Geografia | Geografia Humana | Geografia Econômica | Revoluções industriais | Terceira Revolução industrial | Refolução informacional
UNICAMP 2021UNICAMP GeografiaTurma ENEM Kuadro

(UNICAMP - 2021 - 2ª FASE)

A mensagem não fala do objeto, o objeto fala da mensagem. A marca de um produto não marca o produto, marca o consumidor como membro do grupo de consumidores da marca. A desigualdade social se consagra e se recria, assim, pela via simbólica. A submissão do objeto ao signo é o elemento central do consumo, posto que os signos são manipulados e têm uma coerência lógica que é nunca satisfazer completamente a necessidade e deixar o desejo permanentemente aberto. Para as “massas” são as grandes séries, os desenhos estandardizados e anônimos, as formas desgastadas e não distintivas; para as “elites”, é a pequena série ou o “fora de série”, o distintivo, a novidade, o inalcançável, o exclusivo. (Adaptado de Luís Enrique Alonso, “Introdução”, em Jean Baudrillard, La sociedad de consumo. Sus mitos, sus estructuras. Madrid: Siglo XXI, 2007, p. XLIII-XLIV.)

Com base no texto e em seus conhecimentos,

a) explique a diferença entre “valor de uso” e “valor simbólico” de um bem ou mercadoria;

b) descreva o mecanismo presente nos meios de comunicações que manipula os signos para torná-los objetos do desejo. Explique por que esse mecanismo de manipulação dos signos não é restrito a uma classe social.