(UNICAMP - 2023 - 2ª fase)
Apesar dos benefícios de proteção que o uso de cosméticos e bloqueadores solares traz à pele, sua presença também se conecta a problemas ambientais e de saúde. Para evitar reaplicações desnecessárias de bloqueadores de UV, a permeabilidade do princípio ativo na pele deve ser relativamente baixa. Essa permeabilidade pode ser descrita quantitativamente pelo coeficiente de permeabilidade, Kp (cm/s), que pode ser calculado a partir da massa molar M do produto químico e de seu coeficiente de partição Kow = [soluto em octanol] / [soluto em água]. A relação empírica entre essas grandezas é dada pela equação:
\(log \ Kp = 0,71 \ log \ Kow -0,0061 \ M -6,3\)
a) De acordo com esse modelo matemático, discuta, do ponto de vista quantitativo, como a massa molar e a hidrofobicidade do princípio ativo se correlacionam com o tempo de reaplicação do protetor.
b) Acredita-se que a presença de compostos per- e poli-fluoroalquis (PFAS) em cosméticos pode aumentar o conforto de uso, a durabilidade e a capacidade de espalhamento do cosmético. Sua presença em cosméticos, no entanto, pode vir de transformações de outros componentes presentes e não da adição intencional. A figura ao lado ilustra um trabalho sobre a presença dos PFAS em cosméticos. Interprete a figura levando em conta as informações dadas.