(UNICAMP - 2024 - 2ª FASE)
O Brasil se destaca, quando comparado com o resto do mundo, por ser um país com alto percentual de fontes de energia renováveis em sua oferta interna. Nos últimos vinte anos, a participação das fontes renováveis na matriz energética brasileira manteve-se estável, com valores superiores a 40%. Entre 2011 e 2014, houve uma redução da participação de fontes renováveis no total da matriz energética, mas, a partir de 2015, as fontes renováveis retomam uma trajetória de crescimento com a expansão da oferta de energia.
(Adaptado de: Atlas de Eficiência Energética – Brasil 2022: Relatório de Indicadores. Brasília: Ministério de Minas e Energia; Empresa de Pesquisa Energética; Agência Internacional de Energia, 2022.)
a) Com exceção da fonte hidráulica, mencione duas das principais fontes de energia renovável no território brasileiro. Por que houve queda na oferta interna de energia hidráulica entre 2011 e 2014 e por que essa oferta não voltou a atingir os mesmos percentuais do início da década de 2010?
b) Quais macrorregiões do país são as principais produtoras de energia eólica? Quais fatores do meio físico condicionam sua localização?