ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(Upe 2013) Leia o texto seguinte:A América Latina

(Upe 2013) Leia o texto seguinte:

A América Latina passou, no século XX, por uma série de transformações conduzidas sob um modelo econômico dominante, que produziu grandes mudanças demográficas e sociais. A riqueza gerada e os modestos avanços alcançados na luta contra a pobreza desde 1990 não têm significado uma redução relevante da enorme desigualdade. Amplos setores da população urbana vivem submetidos a círculos viciosos de pobreza com cidades divididas social e espacialmente, mesmo com as múltiplas oportunidades de desenvolvimento econômico e social que oferece a urbanização.
ONU, 2012.
Fonte: www.onuhabitat.org. (Adaptado)


Com base no texto e no conhecimento sobre a América Latina, considere as afirmativas a seguir:
1. O êxodo migratório do campo para a cidade tem perdido força na maioria dos países da América Latina. As migrações são agora mais complexas e se produzem fundamentalmente, entre cidades. Também são relevantes os movimentos entre os centros das cidades e suas periferias.
2. Atualmente, a evolução demográfica das cidades da América Latina é oriunda do aumento considerável da taxa de natalidade. Os altos índices de fecundidade, em muitos países dessa região, aumentam consideravelmente o crescimento natural e, consequentemente, a segregação social e espacial, mecanismos que tendem a reforçar-se mutuamente.
3. A América Latina é uma região pobre em fontes renováveis de água doce. Por essa razão, algumas áreas, especialmente zonas áridas e semiáridas da Venezuela, América Central e Região Platina, sofrem uma escassez estacional que é acentuada com baixas precipitações de chuva, fato que agrava, nesses lugares, os círculos viciosos de pobreza.
4. Em períodos mais recentes, a expansão física das cidades da América Latina e o seu desenvolvimento econômico têm propiciado o aparecimento de novas expressões urbanas sobre o território e consolidado fenômenos, como as conurbações, as áreas metropolitanas, as megarregiões e os corredores urbanos. Essa concentração de população significa, também, concentração de pobreza.


Estão CORRETAS

A

1 e 3.

B

1 e 4.

C

2 e 4.

D

1, 2 e 3.

E

2, 3 e 4.