(Upe 2013) Apesar de existirem estudos sociológicos no Brasil, antes de 1930, pode-se afirmar que a Sociologia brasileira se desenvolveu com a fundação da Escola Livre de Sociologia e Política, em 1933, da Universidade de São Paulo, em 1934, e a do Rio de Janeiro, em 1935. Sobre a consolidação da Sociologia brasileira como ciência acadêmica, NÃO se pode afirmar que
o objetivo da Sociologia brasileira, nesse contexto, era formar técnicos e especialistas para compreender os problemas sociais e produzir “soluções racionais” para questões nacionais.
a Sociologia no Brasil passou a ser reconhecida com base em estudos sobre relações raciais, mobilidade social de grupos étnicos e das relações sociais existentes no meio rural brasileiro.
os estudos das teorias pelos intelectuais brasileiros em pesquisas sobre os problemas nacionais foi o caminho encontrado pelos primeiros sociólogos para suprir a ausência de uma “escola sociológica no Brasil” e para consolidar a Sociologia brasileira como disciplina.
a Sociologia se tornou uma “tradição” teórica importante nas universidades brasileiras com os estudos de Florestan Fernandes.
a ordem social brasileira nesse período era compreendida pela Sociologia, em consolidação no Brasil, como uma prática intelectual e política, que permitia transformar a sociedade, com o objetivo de romper ou manter a ordem capitalista vigente.