(UPE) Considere este texto relativo s Circunstncias do Nascimento da Cincia Moderna: A cincia no nasceu do desejo de adquirir um poder sobre as coisas, mas do desejo de conhecer a verdade. O desejo de verdade, essa fonte de dignidade humana, est na origem da cincia moderna e explica seu carter; conhecer a soberana prerrogativa da liberdade humana. (JAPIASSU, Hilton. Como Nasceu a Cincia Moderna, Rio de Janeiro: Imago, 2007, p. 35.) O autor exprime acima, de forma clara e distinta, categorias pontuais sobre o Paradigma da Modernidade, ou seja, o nascimento da Cincia Moderna. Com relao a esse assunto, CORRETO afirmar que
(UPE - 2020) Atente ao texto a seguir referente concepo filosfica da liberdade humana: Sartre afirma que estamos condenados liberdade. ela que define a humanidade dos humanos, sem escapatria. Para o filsofo, a escolha incondicional que o prprio homem faz de seu ser e de seu mundo. (CHAU, Marilena. Convite Filosofia, 1996, p. 361. Adaptado) A autora salienta acima o enfoque filosfico da liberdade no pensamento de Jean-Paul Sartre. Sobre esse enfoque, CORRETOafirmar que tais ideias esto alinhadas concepo
(UPE) Leia o texto a seguir sobre o conhecimento filosfico: O sculo de Pricles (V a.C) constitui o perodo ureo da cultura grega, quando a democrtica Atenas desenvolve intensa vida cultural e artstica. No mbito da especulao filosfica, os sofistas vivem nessa poca, e alguns deles so interlocutores de Scrates. (ARANHA, Maria Lcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: Introduo Filosofia. So Paulo: Moderna, 1993, p. 93.). Adaptado. O texto sinaliza a significncia do pensamento grego nesse perodo de intensa revoluo cultural. Os sofistas entram em cena com o uso da especulao racional na tentativa de compreender a realidade, que se manifesta aos homens. Os sofistas tinham como primazia
(UPE - 2 Fase/ 1 Dia/ 2019) Leia o texto a seguir: A conscincia crtica e a filosofia se fazem presentes nos dilogos de Plato. O livro VII de A Repblica comea com a clebre Alegoria da Caverna, que, h mais de dois mil anos, tem sido considerada exposio paradigmtica (e simultaneamente alegrica da Teoria das Formas). (MASCHIO, E. A Dal. Plato A verdade est em outro lugar. So Paulo: Salvat, 2015, p. 54.) As ideias de Plato so um marco na histria da filosofia. Aepistme(conhecimento real e verdadeiro) encontra-se no mundo inteligvel, que se ope dxa(crena comum ou opinio) presente no mundo sensvel. No tocante a esse assunto, o saber filosfico e a verdadeira cincia consistem primeiramente
(UPE - 2019) Sobre o Saber Filosfico e o Estado Democrtico, analise o texto a seguir: O fim ltimo do Estado no a dominao; no para reter o homem pelo temor e faz-lo pertencer a outro que o Estado institudo; ao contrrio, para libertar o indivduo do temor, para que ele viva tanto quanto possvel em segurana, isto , conserve ao mximo seu direito natural de existir e de agir. (...) Na realidade, portanto, o fim do Estado a liberdade. (COMTE-SPONVILLE, Andr. A Filosofia. So Paulo: Martins Fontes, 2005, p. 105.) O autor do texto retrata a singularidade do pensamento de Baruch de Spinoza, um dos grandes racionalistas e filsofos do sculo XVII. O Estado, se trilhar a ideia democrtica e funcionar bem, s tende a propiciar o valor da pessoa humana. Com relao a esse assunto, assinale a alternativaCORRETA.
(UPE - 2018) Em relao ao pensamento mtico, leia o texto a seguir: O homem, admirado e perplexo, diante da natureza que o cerca, sem entender o dia, a noite, o frio, o calor, o sol, a chuva, os relmpagos, os troves, a terra frtil ou rida, sem entender a origem da vida, a morte e o seu destino eterno, a dor, o bem e o mal, recorre aos mitos. (SOUZA, Snia Maria Ribeiro. Um outro olhar filosofia. So Paulo: FTD, 1995, p. 39.) A narrativa mtica tem significncia para a existncia humana no mundo. O mito tem uma representatividade singular para transmitir e comunicar o conhecimento acerca da realidade. Sobre isso, assinale a alternativa CORRETA.
(UPE/2018) Sobre a dimensão do homem na perspectiva existencialista, considere o texto a seguir: O homem, tal como o concebe o existencialista, se não é definível, é porque primeiramente não é nada. Só depois será alguma coisa e tal como a si próprio se fizer. Assim, não há natureza humana, visto que não há Deus para a conceber. (SARTRE, Jean-Paul. O Existencialismo é um Humanismo. São Paulo: Abril Cultural, 1973, p. 12). O enfoque existencialista questiona o modo de ser do homem. Entende esse modo de ser como o modo de ser-no-mundo. Na perspectiva existencialista, sobre o homem, assinale a alternativaCORRETA.
(UPE 2019)Sobre a dimenso do saber filosfico no mbito da histria, analise o texto a seguir: O mundo antigo termina aproximadamente, no sculo V da nossa era. A Idade Mdia se considera acabada no sculo XV. Nesse perodo, na histria do pensamento filosfico, surgem problemas capitais sobre a filosofia e a totalidade do saber no plano do conhecimento. No tocante ao saber filosfico no mbito da histria, a chamada Idade Mdia continua predominando na totalidade do conhecimento humano, do saber racional. Mas a ideia central que polariza a singularidade da filosofia nesse perodo gira em torno
(...) aprendemos executando o que temos que executar. Exemplo: homens se tornam construtores construindo e se tornam tocadores de lira tocando lira. a realizao de atos justos que nos torna justos, a de atos moderados que nos torna moderados, a de atos corajosos que nos torna corajosos (...). Aristteles. tica a Nicmaco. Livro II, cap. I, pg.75. So Paulo: Edipro, 2014. (Adaptado). Segundo o texto, para Aristteles, as virtudes so
(UPE 2018) Leia o texto a seguir sobre o conhecimento filosfico: No perodo socrtico ou antropolgico, no mbito da filosofia grega, surgem os sofistas. A palavra era antigamente sinnimo de sbio. Porm, no sculo V a.C., toma um matiz pejorativo e se aplica a um grupo de mestres ambulantes, que recorrem aos cidados gregos, ensinando o que eles chamam de sabedoria. (COLOMER, Klimke. Historia de la filosofia. Madrid: Labor, 1961, p.39) Adaptado. No mbito do conhecimento filosfico, o texto retrata que, no perodo socrtico ou antropolgico, os sofistas representam algo totalmente novo nesse cenrio com relao ao estudo do homem. Sobre isso, assinale a alternativaCORRETA.
(UPE/2018) Sobre a Liberdade Humana, analise os textos a seguir É o que traduzirei dizendo que o homem está condenado a ser livre. Condenado porque não se criou a si próprio; e, no entanto, livre porque, uma vez lançado ao mundo, é responsável por tudo quanto fizer. (SARTRE, Jean-Paul. O existencialismo é um Humanismo. São Paulo: 1973, p. 15.) Com base no pensamento filosófico de Sartre sobre a liberdade, assinale a alternativaCORRETA.
(UPE 2018) Considere o texto a seguir sobre o saber filosfico e a tica: Aristteles aprofunda a discusso a respeito das questes ticas. Mas, para ele, o homem busca a felicidade, que consiste no nos prazeres nem na riqueza, mas na vida terica e contemplativa, cuja realizao plena coincide com o desenvolvimento da racionalidade. (ARANHA, Maria Lcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: Introduo Filosofia. So Paulo: Moderna, 1993, p. 284.). Adaptado. Na citao acima, tem-se a significncia da Filosofia Moral no mbito da concepo grega. O pensamento tico de Aristteles nessa linha de raciocnio enfatiza que
(UPE 2018 - 2 Fase) Sobre o conhecimento filosfico, considere o texto a seguir: O saber infinito e difuso; dele se valendo, procura a filosofia aquele centro a que fazamos referncia. O simples saber uma acumulao; a filosofia uma unidade. O saber racional e igualmente acessvel a qualquer inteligncia. A filosofia o modo de pensamento, que termina por constituir a essncia mesma de um ser humano. (JASPERS, Karl. Introduo ao pensamento filosfico. So Paulo: Cultrix, 1999, p. 13) O autor enfatiza a singularidade do conhecimento filosfico. No alinhamento dessa reflexo, tem-se comoCORRETOque
(UPE 2017) Sobre a conscincia crtica, considere o texto a seguir: O homem corda estendida entre o animal e o Super-homem: uma corda sobre um abismo; perigosa travessia, perigoso caminhar; perigoso olhar para trs, perigoso tremer e parar. O que de grande valor no homem ele ser uma ponte e no um fim; o que se pode amar no homem ele ser uma passagem e um acabamento. Eu s amo aqueles que sabem viver como que se extinguindo, porque so esses os que atravessam de um para outro lado. NIETZSCHE, Friedrich. Assim Falou Zaratustra. So Paulo, 1999, p. 27. O filsofo Nietzsche elucida, sobre a conscincia crtica e a filosofia, que
(UPE 2017) Sobre a Lgica, observe o texto a seguir: Para Aristteles, a lgica no era uma cincia teortica nem prtica ou produtiva, mas um instrumento para as cincias. Eis por que o conjunto das obras lgicas aristotlicas recebeu o nome de rganon, palavra grega que significa instrumento. CHAU, Marilena. Convite Filosofia. So Paulo: Editora tica, 1996, p. 183. A autora retrata a dimenso que tem a lgica como instrumento do pensamento no plano das obras da filosofia de Aristteles. Com relao a esse assunto, CORRETO afirmar que