Sobre o estudo da Propagao do Calor, assinale a alternativaCORRETA.
(Upe 2015) A figura a seguir mostra o vetor representado no plano cartesiano. A representação e o módulo desse vetor são, respectivamente,
(Upe 2015) Um pndulo ideal de massa m = 0,5kg e comprimento L = 1,0m liberado do repouso a partir de um ngulo muito pequeno. Ao oscilar, ele interage com um obstculo em forma de cubo, de aresta d, que est fixado ao teto. Sabendo que o perodo de oscilao do pndulo igual a t=1,5s e que a acelerao da gravidade no local do experimento tem mdulo a = m/s determine o valor de d em metros.
(Upe 2015) Uma barra metálica de massa m = 250 g desliza ao longo de dois trilhos condutores, paralelos e horizontais, com uma velocidade de módulo v = 2,0m/s. A distância entre os trilhos é igual a L = 50 cm, estando eles interligados por um sistema com dois capacitores ligados em série, de capacitância C1 = C2 = 6,0 F, conforme ilustra a figura a seguir: O conjunto está no vácuo, imerso em um campo de indução magnética uniforme, de módulo B = 8,0 T, perpendicular ao plano dos trilhos. Desprezando os efeitos do atrito, calcule a energia elétrica armazenada no capacitor C1 em micro joules.
(Upe 2015) Dois espelhos planos, E1 e E2 so posicionados de forma que o maior ngulo entre eles seja igual a =240. Um objeto pontual est posicionado mesma distncia d at cada espelho, ficando na reta bissetriz do ngulo entre os espelhos, conforme ilustra a figura. Sabendo que a distncia entre as imagens do objeto igual a 1,0m, determine o valor da distncia d.
(Upe 2015) Duas partículas,1e2,se movem ao longo de uma linha horizontal, em rota deencontro com velocidades iniciais de módulos iguais av1=10m/s ev2=14m/s eacelerações contrárias às suas velocidades de módulosa1=1,0 m/s 1 ea2= 0,5 m/s. Sabendo que o encontro entre elas ocorre, apenas, uma vez, o valor da separação inicial,d,entre as partículas vale:
(Upe 2014) Uma barra uniforme, condutora, de massa m = 100 g e comprimento L = 0,50 m, foi posicionada entre duas superfícies rugosas. A barra permanece em repouso quando uma corrente elétrica i = 2,0 A a atravessa na presença de um campo magnético de módulo B = 1,0 T, constante, que aponta para dentro do plano da figura. Com base nessas informações, determine o módulo e o sentido da força de atrito resultante que atua na barra e o sentido.
(Upe 2014) Uma bobina, formada por 5 espiras que possui um raio igual a 3,0 cm é atravessada por um campo magnético perpendicular ao plano da bobina. Se o campo magnético tem seu módulo variado de 1,0 T até 3,5 T em 9,0 ms, é CORRETO afirmar que a força eletromotriz induzida foi, em média, igual a Considere
(Upe 2014) Um tanque de uma refinaria de petrleo deve ser preenchido com 36000 m3 deleo. Esse processo ser realizado por um navio petroleiro que est carregado com 100000 m3de leo. Sabendo que a vazo de transferncia de leo do navio para o tanque igual a 100litros por segundo, estime a quantidade de dias necessrios para a concluso da transferncia.
(Upe 2014) Uma barra de coeficiente de dilatao , comprimento 2,0 m e temperatura inicial de 25o C est presa a uma parede por meio de um suporte de fixao S. A outra extremidade da barra B est posicionada no topo de um disco de raio R = 30 cm. Quando aumentamos lentamente a temperatura da barra at um valor final T, verificamos que o disco sofre um deslocamento angular no processo. Observe a figura a seguir: Supondo que o disco rola sem deslizar e desprezando os efeitos da temperatura sobre o suporte S e tambm sobre o disco, calcule o valor de T.
(Upe 2013) Uma rgua cujo comprimento de 50 cm est se movendo paralelamente sua maior dimenso com velocidade 0,6 c em relao a certo observador. Sobre isso, CORRETO afirmar que o comprimento da rgua, em centmetros, para esse observador vale
(Upe 2011) Em relação aos espelhos esféricos, analise as proposições que se seguem: (1) A reta definida pelo centro de curvatura e pelo vértice do espelho é denominada de eixosecundário. (3) O ponto de encontro dos raios refletidos ou de seus prolongamentos, devido aos raiosincidentes paralelos ao eixo principal, é denominado de foco principal. (5) O espelho côncavo tem foco virtual, e o espelho convexo, foco real. (7) Todo raio de luz que incide passando pelo foco, ao atingir o espelho, é refletido paralelo aoeixo principal. (9) Quando o objeto é posicionado entre o centro de curvatura e o foco do espelho côncavo,conclui-se que a imagem é real, invertida e maior do que o objeto.
(Upe 2011) Um bloco de aço é colocado sobre uma tábua de apoio que vai se inclinando aos poucos. Quando o bloco fica na iminência de escorregar, a tábua forma com a horizontal o ângulo β de acordo com a figura a seguir: Sabendo-se que o coeficiente de atrito estático entre o bloco e a tábua vale μe =0,40 é correto afirmar que a distância x indicada na figura, em centímetros, vale
De acordo com a figura a seguir, considere duas placas A e D conectadas à terra. As regiões B e C possuem uma diferença de potencial elétrico, em relação à terra, de 410 V e 100 V, respectivamente. Um elétron desprende-se da placa A com velocidade inicial igual a zero, deslocando-se até a placa D. Dado: considere a relação carga do elétron / massa do elétron = 1,76.1011C/kg Analise as proposições que se seguem: I. O trabalho realizado pelo campo elétrico, para deslocar o elétron da placa A para a placa D, não é nulo. II. Ao passar pela região B, a ordem de grandeza da velocidade do elétron, em m/s, vale 107. III. O elétron, ao deslocar-se da placa A até a placa D executa um movimento progressivo acelerado. IV. A energia cinética do elétron, ao passar na região B, é, aproximadamente, quatro vezes maior do que a energia cinética do elétron ao passar na região C. É correto afirmar que apenas a(s) afirmação (ões)
(Upe 2011) Sejam os blocos P e Q de massas m e M, respectivamente, ilustrados na figura a seguir. O coeficiente de atrito estático entre os blocos é μ , Entretanto não existe atrito entre o bloco Q e a superfície A. Considere g a aceleração da gravidade. A expressão que representa o menor valor do módulo da força horizontal F, para que o bloco P não caia, é