(UPF - 2014)No sistema linftico humano, circula um lquido incolor, semelhante ao sangue, mas que no apresenta hemcias, plaquetas, nem moncitos, denominado linfa. Algumas das funes da linfa em nosso organismo so: I. Reintegrar ao sangue as protenas que eventualmente tenham sado dos capilares. II. Devolver circulao o excesso de lquido das clulas e tecidos, num processo contnuo. III. Evitar a coagulao sangunea. IV. Defender o organismo por meio de linfcitos armazenados nos linfonodos. V. Transportar nutrientes e hormnios para os tecidos ou rgos do corpo. Est correto apenas o que se afirma em:
(Upf 2014) Conheci que Madalena era boa em demasia, mas não conheci tudo de uma vez. Ela se revelou pouco a pouco, e nunca se revelou inteiramente. A culpa foi minha, ou antes, a culpa foi desta vida agreste, que me deu uma alma agreste. E, falando assim, compreendo que perco o tempo. Com efeito, se me escapa o retrato moral de minha mulher, para que serve esta narrativa? Para nada, mas sou forçado a escrever. Quando os grilos cantam, sento-me aqui à mesa da sala de jantar, bebo café, acendo o cachimbo. Às vezes as ideias não vêm, ou vêm muito numerosas e a folha permanece meio escrita, como estava na véspera. Releio algumas linhas, que me desagradam. Não vale a pena tentar corrigi-las. Afasto o papel. Emoções indefiníveis me agitam inquietação terrível, desejo doido de voltar, tagarelar novamente com Madalena, como fazíamos todos os dias, a esta hora. Saudade? Não, não é isto: é desespero, raiva, um peso enorme no coração. Procuro recordar o que dizíamos. Impossível. As minhas palavras eram apenas palavras, e as dela tinham alguma coisa que não consigo exprimir. Para senti-las melhor, eu apagava as luzes, deixava que a sombra nos envolvesse até ficarmos dois vultos indistintos na escuridão. Lá fora os sapos arengavam, o vento gemia, as árvores do pomar tornavam-se massas negras. RAMOS, Graciliano. São Bernardo. A única afirmação que não corresponde ao texto acima é que Paulo Honório, personagem-narrador:
(UPF - 2014) O tringulo ABC mostrado a seguir foi dividido em trs figuras: I, II e III. Ento, correto afirmar que:
(UPF - 2015) Na Declarao de Independncia dos Estados Unidos da Amrica, em 1776, os colonos, na escrita de Thomas Jefferson, registraram: Estas colnias unidas so, e tm o direito a ser, Estados livres e independentes e toda ligao poltica entre elas e a Gr-Bretanha j est e deve estar totalmente dissolvida. correto dizer que a afirmao de liberdade e independncia presente no documento est relacionada:
(UPF 2014) Sobre os principais biomas brasileiros, está correto o que se afirma naalternativa:
(UPF - 2014) A fluazepona de butila um composto qumico formado por molculas quirais que apresenta dois ismeros com propriedades bastante distintas: um com forte ao herbicida e outro totalmente atxico para as plantas. A representao de sua frmula estrutural mostrada a seguir: A partir da anlise da frmula estrutural, tem-se as seguintes proposies: I. A estrutura representa um composto ismero opticamente ativo em funo de possuir carbono assimtrico na sua estrutura. II. Os compostos ismeros podem ser diferenciados pela propriedade de desviar o sentido da luz polarizada e com um polarizador possvel observar o ismero que possui forte ao herbicida e o que totalmente atxico para as plantas, ou seja, os ismeros dextrogiro e levogiro. III. O composto qumico no representa um caso de tautomeria, mas apresenta na sua estrutura os grupos correspondentes s funes ter, ster, amina e haleto orgnico. IV. Na anlise com o polarmetro, se verifica para o composto a presena de trs ismeros: um dextrogiro, um levogiro e a mistura racmica. Est correto o que se afirma em:
(UPF 2014) Considere as afirmativas abaixo sobre as possveis interaes entre alelos de um mesmo gene, assinalando com V as verdadeiras e com F as falsas. ( ) Dominncia incompleta o termo utilizado para descrever situaes em que os indivduos heterozigotos apresentam fentipo intermedirio entre os fentipos dos parentais homozigotos. ( ) Quando o fentipo dos indivduos heterozigotos for igual ao fentipo de um dos parentais homozigotos, esse tipo de interao allica denominado codominncia. ( ) Ocorre dominncia completa quando ambos os alelos de um lcus so expressos. ( ) Denomina-se polialelia ou alelos mltiplos o fenmeno em que um gene condiciona ou influencia mais de uma caracterstica. ( ) Denomina-se pleiotropia quando um gene apresenta mais de dois alelos diferentes na populao. A sequncia correta de preenchimento dos parnteses, de cima para baixo, :
(Upf 2014) Considere a figura abaixo, a qual representa, de forma esquemática, um importante processo da fisiologia celular. As três etapas desse processo estão destacadas nos retângulos de cor laranja. Com base na análise da figura, assinale a única afirmativa verdadeira.
(UPF - 2014) A sntese da amnia, sem o ajuste dos coeficientes estequiomtricos, pode ser expressa pela representao da equao qumica: N2(g) + H2(g)⇌ NH3(g) H = -46,1 kJ.mol-1 A variao de entalpia para a equao qumica representada fornece o seguinte grfico: Considerando as informaes apresentadas, assinale a alternativa correta:
(UPF - 2014) As quatro faces do tetraedro ABCD so tringulos equilteros. M o pontomdio da aresta AB: O tringulo MCD :
(UPF - 2014) Leia as seguintes afirmaes sobre trs dos mais importantes autores da literatura brasileira e suas obras. I. A obra potica de Gregrio de Matos feita barrocamente de fortes contrastes: stira irreverente versus poesia de devoo e arrependimento; poesia obscena versus poesia de amor idealizado. II. Cruz e Sousa um romancista do perodo simbolista que representa e denuncia a injusta sociedade escravocrata do Brasil na sua poca. III. A obra Os sertes de Euclides da Cunha constitui um dos momentos altos do pr-modernismo porque d uma viso agudamente crtica de um Brasil ainda arcaico em linguagem dramaticamente expressiva, embora ainda distante das inovaes que viriam a caracterizar a linguagem modernista. Est correto apenas o que se afirma em:
(UPF 2014) Na reprodução dos vegetais com sementes, ocorre a denominada dupla fecundação. Isso significa que:
(Upf 2014) Considere uma partícula com carga positiva q, a qual se move em linha reta com velocidade constante v. Em um determinado instante, esta partícula penetra numa região do espaço onde existe um campo magnético uniforme B, cuja orientação é perpendicular à trajetória da partícula. Como resultado da interação da carga com o campo magnético, a partícula sofre a ação de uma força magnética Fm, cuja direção é sempre perpendicular à direção do campo e ao vetor velocidade instantânea da carga. Assim, a partícula passa a descrever um movimento circular uniforme num plano perpendicular ao B. Supondo que o módulo da velocidade da partícula seja v = 9 x 103 m/ s; que o módulo do campo magnético seja B = 2 x 10-3 T; e que o raio da circunferência descrita pela partícula seja R =3 cm, é correto afirmar que, nessas condições, a relação carga/massa (q /m) da partícula é de:
(UPF - 2014) Nos sculos XIV e XV, a Europa medieval vivenciou uma grave crise geral, que abalou profundamente as estruturasda sociedade, abrindo espaos para a criao de relaes capitalistas no interior dessas sociedades europeias, dando incio ao que se convencionou chamar de Idade Moderna. Dentre asalternativas abaixo, assinale a que no caracteriza os efeitos da transio da Idade Mdia para a Idade Moderna.
(Upf 2014) Animais de corpo mole, sem esqueleto, mas geralmente protegidos por uma concha calcria, so denominados __________. A Classe dos __________ vive exclusivamente no mar e tem a cabea diretamente ligada aos ps. A Classe que compreende as ostras e os mexilhes corresponde aos __________, enquanto os animais com representantes marinhos, de gua doce e terrestres, cuja concha espiralada, denominam-se __________. E ainda h a Classe dos __________, cuja concha lembra uma pequena presa de elefante, oca e aberta nas duas extremidades. A sequncia de termos que completa corretamente o texto acima est na alternativa: