ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(Upf 2014) O uso de cloro na desinfecção de águas

(Upf 2014) O uso de cloro na desinfecção de águas foi iniciado com a aplicação do hipoclorito de sódio (NaClO(aq) ) e, primeiramente, era empregado somente em casos de epidemias. A partir de 1902, a cloração foi adotada de maneira contínua na Bélgica, e, a partir de 1909, passou a ser utilizado o gás cloro (Cl2(g)), armazenado em cilindros revestidos com chumbo. O gás cloro (Cl2(g)) pode ser obtido por dois processos de eletrólise: eletrólise da água do mar ou de uma salmoura e eletrólise ígnea de cloreto de sódio fundido.

Considerando os processos de eletrólise e as substâncias químicas relacionadas no quadro acima, analise as afirmativas e assinale a correta.

A
Para o preparo de 1L de uma solução de NaClO (aq) com concentração em quantidade de matéria de 0,6 mol/L, devem ser dissolvidos 4,466 g do soluto.
B
No processo de eletrólise do NaCl(l), ocorre redução no compartimento do cátodo, sendo este ligado ao polo negativo.
C
Eletrólise é um processo de oxirredução espontâneo no qual ocorre conversão de energia química em energia elétrica.
D
A substância química NaCl(s) conduz a corrente elétrica, mesmo no estado sólido, pois apresenta íons em sua estrutura cristalina.
E
A decomposição do cloreto de sódio é um processo espontâneo e sua reação pode ser descrita como: 2NaCl(l) → 2Na(l) + Cl2(g), sendo o potencial da célula negativo.