Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de História - UPF 2016 | Gabarito e resoluções

1-5 de 5
Questão
2016História

(Upf 2016) Convencidos de que a escravidão estava destinada a desaparecer, da mesma maneira que os americanos da época estavam convencidos da inevitabilidade da democracia (uma convicção nunca compartilhada pelos brasileiros), os latifundiários brasileiros decidiram preparar-se para o inevitável. (DA COSTA, Emília Viotti. Da Monarquia à República. Momentos decisivos. São Paulo: Brasiliense, 1985, p. 245.) Assinale a alternativa que apresenta corretamente elementos relativos à conjuntura de transição do trabalho escravo para o trabalho livre.

Questão
2016História

(UPF - 2016) Lus Vaz de Cames, um dos maiores nomes do Renascimento Cultural portugus, imortalizou, em sua principal obra, a viagem de Vasco da Gama s ndias. J no largo Oceano navegavam, As inquietas ondas apartando; Os ventos brandamente respiravam, Das naus as velas cncavas inchando; Da branca escuma os mares se mostravam Cobertos, onde as proas vo cortando As martimas guas consagradas, Que do gado de Prteo so cortadas. (CAMES. Os Lusadas. Verso 19) Assinale a alternativa que apresenta corretamente elementos relativos participao de Portugal na expanso martima europeia nos sculos XV e XVI.

Questão
2016História

(UPF - 2016) As invases holandesas que ocorreram no sculo XVII foram o maior conflito militar da Colnia. Embora concentradas no Nordeste, elas no se resumiram a um simples episdio regional. Ao contrrio, fizeram parte do quadro das relaes internacionais entre os pases europeus, revelando a dimenso da luta pelo controle do acar e das fontes de suprimento de escravos. (FAUSTO, Boris. Histria do Brasil. So Paulo: Edusp, 1996, p. 84.) Tendo em vista o quadro histrico descrito acima, considere o seguinte: I. A Companhia Holandesa das ndias Ocidentais teve como alvo principal a ocupao das zonas de produo aucareira na Amrica portuguesa. II. Domingos Fernandes Calabar, alagoano, tornou-se colaborador das foras invasoras, at ser preso e executado. III. Durante o governo do prncipe Maurcio de Nassau, ocorreu a vinda de artistas, naturalistas e letrados para Pernambuco, e o Recife conheceu vrios melhoramentos urbanos. IV. Os holandeses defendiam o trabalho livre e postulavam pelo fim da escravido. V. A reconquista ocorreu porque os brasileiros uniram os brancos, os negros escravos e os ndios em prol de Portugal num acordo que ficou conhecido como a unio das trs raas. Est correto apenas o que se afirma em:

Questão
2016História

(UPF - 2016) O quadro da vida colonial, tanto quanto dele conhecemos atravs do depoimento dos cronistas e da exposio dos historiadores, apresenta-se superfcie, estvel e tranquilo. No preciso penetr-lo a fundo, entretanto, para verificar que se trata de estabilidade e de tranquilidade aparentes. Desde os primeiros tempos, na realidade, h grandes choques de interesses, contrastes de orientao, contradies de toda a ordem. (SODR, Nelson Werneck. O que se deve ler para conhecer o Brasil. 1976, p. 130) No texto acima, o autor refere-se aos movimentos conspiratrios que ocorreram na colnia brasileira contra a metrpole portuguesa. Considerando essa conjuntura, associe os eventos da coluna 1 com a descrio equivalente na coluna 2. 1. Conjurao dos Alfaiates ( ) Confronto entre os donos de engenho, de Olinda, e os comerciantes, em sua maioria portugueses, do Recife. 2. Inconfidncia Mineira ( ) Movimento organizado por mulatos e negros, livres ou libertos, ocorrido na Bahia,no contexto da escassez de gneros alimentcios e carestia. 3. Guerra dos Mascates ( ) Conhecida tambm como Revoluo dos Padres,foi o nico movimento que ultrapassou a fase conspiratria e atingiu o processo de tomada do poder em Pernambuco. 4. Revoluo Pernambucana ( ) Revolta de carter emancipatrio que teve como principal motivo o estabelecimento da derrama em Minas Gerais. A sequncia correta de preenchimento dos parnteses, de cima para baixo, :

Questão
2016História

(UPF -2016) As revoltas provinciais do perodo Regencial, que varreram o pas de norte a sul, tiveram distintos atores sociais e propostas. As provncias, desprezadas pela corte, curtindo o exlio dentro do pas, e insatisfeitas com a Regncia, reagem... (FAORO, Raymundo. Os donos do poder. v.1, 5. Ed., 2012, p. 320) Sobre essas revoltas, considere as afirmaes a seguir. I. A Cabanagem ocorreu no Par e teve ampla participao de elementos de baixa condio social (ndios, seringueiros, lavradores e caboclos), os quais no tinham um programa sistemtico de reivindicaes, mas demonstravam seu dio aos portugueses. II. A Guerra dos Farrapos foi liderada pela elite dos estancieiros e teve como principal proposta a abolio incondicional da escravido no Rio Grande do Sul e a defesa do trabalho assalariado. III. A Sabinada reuniu uma base ampla de apoio, incluindo integrantes da classe mdia e do comrcio de Salvador. Uma de suas bandeiras de luta foi a adoo do federalismo. IV. A Balaiada caracterizou-se por sucessivos levantes, inclusive de escravos, sem unidade entre si, o que levou a ser vencida pelas tropas legalistas com relativa facilidade. O separatismo no foi proposto pelos rebeldes. Est correto apenas o que se afirma em:

1-5 de 5