(AFA - 2013)
TEXTO I
A MAÇÃ DE OURO
A Apple supera a Microsoft em valor de mercado, premiando o espírito visionário e libertário de Steve Jobs
1A Microsoft e a Apple vieram ao mundo praticamente ao mesmo tempo, em meados dos anos 31970, criadas na garagem de jovens estudantes. Mas as empresas não trilharam caminhos paralelos. A Microsoft 5desenvolveu o sistema operacional mais popular do mundo e rapidamente se tornou uma das maiores 7corporações americanas, rivalizando com gigantes da velha indústria. A Apple, ao contrário, demorou a 9decolar. Fazia produtos inovadores, mas que vendiam 10pouco. Isso começou a mudar quando Steve Jobs, um 11de seus fundadores, que fora afastado nos anos 80, assumiu o comando criativo da empresa, em 1996. A 13Apple estava à beira da falência e só ganhou sobrevida porque recebeu um aporte de 150 milhões de dólares de 15Microsoft. Jobs iniciou o lançamento de produtos genuinamente revolucionários nas áreas que mais 17crescem na indústria de tecnologia. Primeiro com o iPod e a loja virtual iTunes. Depois vieram o iPhone e, agora, 19o iPad. Desde o início de 2005, o preço das ações da 20empresa foi multiplicado por oito. Na semana passada, a 21Apple alcançou o cume. Tornou-se a companhia de tecnologia mais valiosa do mundo, superando a 23Microsoft. Na sexta-feira, a empresa de Jobs tinha valor de mercado de 233 bilhões de dólares, contra 226 25bilhões de dólares da companhia de Bill Gates.
A Marca, para além da disputa pessoal entre os 27maiores gênios da nova economia, coroa a estratégia definida por Jobs. Quando ele retornou à Apple, 29tamanha era a descrença no futuro da empresa que 30Michael Dell, fundador da Dell, afirmou que o melhor a 31fazer era fechar as portas e devolver o dinheiro a seus acionistas. Hoje, a Dell vale um décimo da Apple. O 33mérito de Jobs foi ter a presciência do rumo que o mercado tomaria.
BARRUCHO, Luís Guilherme & TSUBOI, Larissa. A maçã de ouro. In: Revista Veja, 02 de jun. 2010, p.187. Adaptado.
As palavras genuinamente (l. 16), presciência (l. 33) e aporte (l. 14) só NÃO podem ser substituídas, correta e respectivamente, no contexto, por
originalmente; previsão; subsídio.
basicamente; precaução; prêmio.
autenticamente; pressentimento; contribuição.
propriamente; presságio; auxílio.