(AFA - 2015)
TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
PALAVRAS DO COMANDANTE
“As mulheres estão conquistando cada vez mais espaço na Força Aérea Brasileira. 1Só em pensar que, em 2002, o efetivo da FAB era composto por, apenas, 3.249 mulheres e que hoje em dia, já somam 9.250 isso mostra o quanto elas têm se esforçado para ajudar na defesa do país. (...) E, aos poucos, elas alcançam patentes cada vez mais altas. Já existem, inclusive, mulheres Tenente-Coronel e, 2este ano, as primeiras aviadoras chegam ao posto de Capitão. É bem possível que, no futuro, tenhamos mulheres Coronel e, quem sabe, possam chegar ao posto de Oficial-General.”
(NOTAER, ano XXXVII/nº3, março de 2014, p.3)
Onde estão as mulheres?
Um novo levantamento mostra que, apesar da entrada em massa no mercado de trabalho, poucas alcançam o topo.
COMPARAÇÃO INTERNACIONAL
No Brasil, há menos cargos de chefia ocupados por mulheres do que em outros países.
A LUTA CONTINUA
Nos últimos sete anos, o número de cargos de chefia ocupados por mulheres no Brasil caiu quase pela metade.
MULHERES NA FAB
Marque a opção em que a reescrita de trechos retirados dos textos indicados ao lado de cada alternativa permanece de acordo com a norma padrão da língua portuguesa.
No Brasil, existe menos cargos de chefia ocupados por mulheres do que em outros países. (o verbo “existir” é sinônimo do verbo “haver”, substituindo-o acima corretamente). – “Onde estão as mulheres?”
Nos últimos anos, o número de cargos de chefia ocupados por mulheres no Brasil caíram quase pela metade. (o verbo “cair” concorda, por atração, com o substantivo plural “cargos”). – “A luta continua”
... este ano, as primeiras aviadoras chegam no posto de Capitão. (a substituição de “ao” para “no” é possível em casos em que o verbo “chegar” não indica lugar físico). – “Palavras do Comandante” - (l. 8 e 9)
Só de pensar que, em 2002, o efetivo da FAB era composto por... (a preposição “em” pode ser substituída corretamente pela preposição “de”). – “Palavras do Comandante” - (l. 2 e 3)