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(ENEM - 2013)Para Carr, internet atua no comrcio d

(ENEM - 2013)

Para Carr, internet atua no comércio da distração
Autor de “A Geração Superficial” analisa a influência da tecnologia na mente

O jornalista americano Nicholas Carr acredita que a internet não estimula a inteligência de ninguém. O autor explica descobertas científicas sobre o funcionamento do cérebro humano e teoriza sobre a influência da internet em nossa forma de pensar.

Para ele, a rede torna o raciocínio de quem navega mais raso, além de fragmentar a atenção de seus usuários.

Mais: Carr afirma que há empresas obtendo lucro com a recente fragilidade de nossa atenção. “Quanto mais tempo passamos on-line e quanto mais rápido passamos de uma informação para a outra, mais dinheiro as empresas de internet fazem”, avalia.

“Essas empresas estão no comércio da distração e são experts em nos manter cada vez mais famintos por informação fragmentada em partes pequenas. É claro que elas têm interesse em nos estimular e tirar vantagem da nossa compulsão por tecnologia.”

ROXO, E. Folha de S.Paulo, 18 fev. 2012 (adaptado).

A crítica do jornalista norte-americano que justifica o título do texto é a de que a internet:

A

mantém os usuários cada vez menos preocupados com a qualidade da informação.

B

torna o raciocínio de quem navega mais raso, além de fragmentar a atenção de seus usuários.

C

desestimula a inteligência, de acordo com descobertas científicas sobre o cérebro.

D

influencia nossa forma de pensar com a superficialidade dos meios eletrônicos.

E

garante a empresas a obtenção de mais lucro com a recente fragilidade de nossa atenção.