(ENEM - 2016 - 2ª aplicação)
Brinquedos cantados
Os brinquedos cantados são atividades diretamente relacionadas com o ato de cantar e ao conjunto dessas canções, a que chamamos de cancioneiro folclórico infantil. É difícil determinar sua origem. Parece que essas canções sempre existiram, sempre encantaram o povo e embalaram as criancinhas. A maioria parece ter chegado com os colonizadores portugueses, sofrendo influência ameríndia e africana, devido à colonização e posteriormente ao tráfico de escravos para o Brasil.
Analisando as letras de alguns brinquedos cantados, podemos observar que elas desenvolvem várias habilidades motoras, como: motricidade ampla, ritmo, equilíbrio, direcionalidade, Iateralidade, percepção espaço-temporal, tônus muscular, entre outras. E no cognitivo, as letras e coreografias ajudam a criança a desenvolver a atenção, a imaginação e a criatividade.
ZOBOLI, F.; FURTUOSO, M. S.; TELLES, C. O brinquedo cantado na escola: uma ferramenta no processo de aprendizagem. Disponível em:www.efdeportescom. Acesso em: 14 dez. 2012 (adaptado).
O brinquedo cantado é um importante componente da cultura corporal brasileira, sendo vivenciado com frequência por muitas crianças. Identifica-se o seu valor para a tradição cultural no(a)
ampliação dada à força motora das crianças devido ao uso da música e das danças.
condição educativa fundamentada no uso de jogos sem regras previamente estabelecidas.
histórico indeterminado dessa forma de brincadeira representativa do cancioneiro folclórico.
uso de técnicas, facilmente adotadas por qualquer criança, que intensificam a motricidade esportiva.
possibilidade de contribuição para o desenvolvimento integral do indivíduo.