(ENEM - 2016 - 2ª aplicação)
O último longa de Carlão acompanha a operária Silmara, que vive com o pai, um ex-presidiário, numa casa da periferia paulistana. Ciente de sua beleza, o que lhe dá certa soberba, a jovem acredita que terá um destino diferente do de suas colegas. Cruza o caminho de dois cantores por quem é apaixonada. E constata, na prática, que o romantismo dos contos de fada tem perna curta.
VOMERO, M. F. Romantismo de araque. Vida Simples, n. 121, ago. 2012.
Reconhece-se, nesse trecho, uma posição crítica aos ideais de amor e felicidade encontrados nos contos de fada. Essa crítica é traduzida
pela descrição da dura realidade da vida das operárias.
pelas decepções semelhantes às encontradas nos contos de fada.
pela ilusão de que a beleza garantiria melhor sorte na vida e no amor.
pelas fantasias existentes apenas na imaginação de pessoas apaixonadas.
pelos sentimentos intensos dos apaixonados enquanto vivem o romantismo.