(ENEM - 2016 - 2ª aplicação)
TEXTO I
SEVERINI, G. A hieroglífica dinâmica do Bal Tabarin. Óleo sobre tela, 161,6 x 156,2 cm.
Museu de Arte Moderna, Nova Iorque, 1912.
Disponível em: www.moma.org. Acesso em: 18 maio 2013
TEXTO II
A existência dos homens criadores modernos é muito mais condensada e mais complicada do que a das pessoas dos séculos precedentes. A coisa representada, por imagem, fica menos fixa, o objeto em si mesmo se expõe menos do que antes. Uma paisagem rasgada por um automóvel, ou por um trem, perde em valor descritivo, mas ganha em valor sintético. O homem moderno registra cem vezes mais impressões do que o artista do século XVIII.
LEGÉR, F. Funções da pintura. São Paulo: Nobel, 1989
A vanguarda europeia, evidenciada pela obra e pelo texto, expressa os ideais e a estética do
Cubismo, que questionava o uso da perspectiva por meio da fragmentação geométrica.
Expressionismo alemão, que criticava a arte acadêmica, usando a deformação das figuras.
Dadaísmo, que rejeitava a instituição artística, propondo a antiarte.
Futurismo, que propunha uma nova estética, baseada nos valores da vida moderna.
Neoplasticismo, que buscava o equilíbrio plástico, com utilização da direção horizontal e vertical.