ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(ENEM - 2017)Revista Bolsa, 1986. In: CARRASCOZA,

Português | Interpretação de texto | construção de sentido em textos não verbais e publicitários | textos publicitários | estratégias persuasivas nas propagandas
ENEM 2017ENEM PortuguêsTurma ENEM Kuadro

(ENEM - 2017)

Revista Bolsa, 1986. In: CARRASCOZA, J. A. A evolução do texto publicitário: a associação de palavras como
elemento de sedução na publicidade. São Paulo: Futura, 1999 (adaptado).

Nesse cartaz publicitário de uma empresa de papel e celulose, a combinação dos elementos verbais e não verbais visa

A

justificar os prejuízos ao meio ambiente, ao vincular a empresa à difusão da cultura.    

B

incentivar a leitura de obras literárias, ao referir-se a títulos consagrados do acervo mundial.  

C

seduzir o consumidor, ao relacionar o anunciante às histórias clássicas da literatura universal.    

D

promover uma reflexão sobre a preservação ambiental ao aliar o desmatamento aos clássicos da literatura.   

E

construir uma imagem positiva do anunciante, ao associar a exploração alegadamente sustentável à produção de livros.