ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(ENEM - 2017)Textos e hipertextos: procurando o eq

Português | Interpretação de texto | fatores de contextualização | fatores de construção da coerência | inferências
Português | Interpretação de texto | fatores de contextualização | fatores de construção da coerência | o conhecimento de mundo
ENEM 2017ENEM PortuguêsTurma ENEM Kuadro

(ENEM - 2017)

Textos e hipertextos: procurando o equilíbrio

Há um medo por parte dos pais e de alguns professores de as crianças desaprenderem quando navegam, medo de elas viciarem, de obterem informação não confiável, de elas se isolarem do mundo real, como se o computador fosse um agente do mal, um vilão. Esse medo é reforçado pela mídia, que costuma apresentar o computador como um agente negativo na aprendizagem e na socialização dos usuários. Nós sabemos que ninguém corre o risco de desaprender quando navega, seja em ambientes digitais ou em materiais impressos, mas é preciso ver o que se está aprendendo e algumas vezes interferir nesse processo a fim de otimizar ou orientar a aprendizagem, mostrando aos usuários outros temas, outros caminhos, outras possibilidades diferentes daquelas que eles encontraram sozinhos ou daquelas que eles costumam usar. É preciso, algumas vezes, negociar o uso para que ele não seja exclusivo, uma vez que há outros meios de comunicação, outros meios de informação e alternativas de lazer. É uma questão de equilibrar e não de culpar.

COSCARELLI. C. V. Linguagem em (Dis)curso. n. 3. set.-dez. 2009.

A autora incentiva o uso da internet pelos estudantes, ponderando sobre a necessidade de orientação a esse uso, pois essa tecnologia

A

está repleta de informações contáveis que constituem fonte única para a aprendizagem dos alunos.    

B

exige dos pais e professores que proíbam seu uso abusivo para evitar que se torne um vício.   

C

tende a se tornar um agente negativo na aprendizagem e na socialização de crianças e jovens.   

D

possibilita maior ampliação do conhecimento de mundo quando a aprendizagem é direcionada.    

E

leva ao isolamento do mundo real e ao uso exclusivo do computador se a navegação for desmedida.