(EsPCEx - 2006)
Com relação à estrutura ocupacional da população brasileira e à sua distribuição por gênero (masculino e feminino), pode-se afirmar que:
o aumento da população feminina no mercado de trabalho brasileiro explica-se pela redução dos índices de masculinidade, isto é, pela redução crescente da população masculina em relação à população feminina.
sendo cada vez mais significativa a participação da mulher no mercado de trabalho, bem como a conquista de posições de destaque no campo profissional, verifica-se que os rendimentos femininos têm sido, na maioria das vezes, superiores aos rendimentos masculinos.
embora a população masculina possua maior participação na População Economicamente Ativa(PEA), observa-se a menor presença de quantitativos masculinos na população brasileira, haja vista a menor expectativa de vida deste seguimento.
a maior participação feminina no mercado de trabalho, em relação à participação masculina, indica a eliminação do preconceito e da discriminação social contra a mulher, a qual deixou de ser vista como subalterna em relação ao homem.
a partir do último censo demográfico, observa-se que o contingente feminino na PEA ultrapassa o efetivo masculino, fato este explicado pela maior participação de mão-de-obra feminina no setor terciário.