(EsPCEx - 2023)
A obra Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881), de Machado de Assis, marca o início do Realismo no Brasil, dentre vários motivos, porque:
Surpreendeu o público leitor de romances românticos ao apresentar um livro supostamente escrito por um defunto, Brás Cubas, que acredita ter sido traído por seu melhor amigo, Escobar.
Trouxe um olhar crítico para a sociedade a partir do personagem Brás Cubas, que revela, com sua desfaçatez e arrogância, o comportamento típico dos que ocupavam as altas posições sociais.
Apresentou o inovador propósito de divertir o leitor, levando-o a aceitar as caracterizações mais duras e cruéis de personagens, cujo perfil é diferente do que se encontrava na sociedade.
Usou um narrador em primeira pessoa para fortalecer o seu pessimismo característico, principalmente em relação ao casamento, marcado pela traição, que é o tema principal nessa obra.
Mostrou uma realidade menos idealizada, mais verdadeira e crítica a partir de uma história real de um famoso servidor da República do século XIX, criador do conhecido Emplastro Brás Cubas.