(EsPCEx - 2023)
Leia os trechos a seguir de A Carta, de Pero Vaz de Caminha.
I - “Neste mesmo dia, a hora das vésperas, avistamos terra! Primeiramente um grande monte, muito alto e redondo; depois, outras serras mais baixas, da parte sul em relação ao monte e, mais, terra chã. Com grandes arvoredos. Ao monte alto o Capitão deu o nome de Monte Pascoal; e à terra, Terra de Vera Cruz.”
Il - “(...) a terra por cima é toda chã e muito cheia de grandes arvoredos. (...) As águas são muitas e infindas. E em tal maneira é graciosa que, querendo aproveitá-la, tudo dara nela, por causa das águas que tem.”
Sobre esses trechos, pode-se afirmar:
Trata-se do primeiro texto escrito no Brasil e sobre o nosso país. Por causa disso, os estudiosos a colocaram como o marco inicial da literatura brasileira no periodo denominado Quinhentismo.
Os escritores que produziram essa literatura de informação revelam um sentimento de apego a terra conquistada, concebida como uma extensão da metrópole.
A primeira caracteristica que se observa, nos textos desse período, é a sua estrutura narrativa, que mostrava, com uso frequente de comparações, a ação dos povos aqui encontrados.
Além da idealização do Novo Mundo, Caminha mostrava características exóticas e misteriosas que causavam certo receio ao público europeu, que temia a existência de espécies monstruosas.
Esses escritos têm um grande valor literário, pois guardam uma grande importância histórica de testemunho do espírito aventureiro da expansão marítima dos séculos XV e XVI.