(Fgv 2009) Na Carta da Jamaica, de 1815, [Simon Bolívar] escreveu: "Eu desejo, mais do que qualquer outro, ver formar-se na América a maior nação do mundo, menos por sua extensão e riquezas do que pela liberdade e glória".(Flavio de Campos e Renan Garcia Miranda, "Oficina de História - história integrada") A intenção de uma América hispânica independente e formando um único país, entre outros motivos, não prevaleceu em razão:
(FGV -2009) Leia atentamente o poema O Infante, do poeta portugus Fernando Pessoa. Deus quer, o homem sonha, a obra nasce. Deus quis que a terra fosse toda uma, Que o mar unisse, j no separasse, Sagrou-te e foste desvendando a espuma. E a orla branca foi, de ilha em continente, Clareou, correndo, at ao fim do mundo, E viu-se a terra inteira, de repente, Surgir, redonda, do azul profundo. Quem te sagrou, criou-te portugus, Do mar por ns em ti nos deu sinal. Cumpriu-se o Mar, e o Imprio se desfez. Senhor, falta cumprir-se Portugal! O poema permite pensar sobre dois relevantes acontecimentos histricos, que so, respectivamente:
(Fgv 2009) Caro, o pão faltava nas mesas dos pobres. Na Inglaterra, após mais de cem anos de estabilidade, seu valor quintuplicou em 1315. Na França, aumentou 25 vezes em 1313 e multiplicou-se por 21 em 1316. A carestia disseminou-se por toda a Europa e perdurou por décadas. (...) Faltava comida não por ausência de braços ou de terras. (...) Afinal, se os camponeses - esteio do crescimento demográfico verificado desde o ano 1000 - não conseguiam produzir mais, era porque já haviam cultivado toda a terra a que tinham acesso legal. Já os senhores não faziam pura e simplesmente porque não queriam. Moeda sonante não era exatamente a base de seu poder e glória. (Manolo Florentino, Os sem-marmita, Folha de S. Paulo, 07.09.2008) O texto traz alguns elementos da chamada crise do século XIV, sobre a qual é correto afirmar que:
(Fgv 2009) Leia as assertivas: I. com a hegemonia dos militantes do anarco-sindicalismo, organizou-se, em 1906, a Confederação Operária Brasileira. II. em julho de 1917, na cidade de São Paulo, ocorreu a primeira greve geral do país, envolvendo por volta de 70 mil operários; III. com a ampliação das ações dos operários, principalmente por meio das greves, foi aprovada a lei Adolfo Gordo, em 1907, que determinava a expulsão de estrangeiros que atentassem contra a segurança nacional; IV. sob a inspiração da vitoriosa Revolução Russa, foi fundado, em março de 1922, o Partido Comunista do Brasil; V. no final dos anos 1920, os comunistas organizavam-se por meio do Bloco Operário Camponês (BOC), chegando a eleger representantes para a Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro. Está correto o contido em:
(Fgv 2009) Uma das conferências que selaram o fim da II Guerra Mundial (1939-1945), a Conferência de São Francisco, originou a Carta de São Francisco (26 de junho de 1945), que estabeleceu a Organização das Nações Unidas (ONU). Seu artigo 23 estabelece os Estados Unidos da América, a União Soviética (URSS), a França, a Grã- Bretanha e a China comomembros permanentes do Conselho de Segurança, órgão responsável pela manutenção da paz e segurança internacionais, podendo declarar ou vetar guerras em nome de todos os membros. A escolha desses países deve-se:
(FGV - 2009) [A Dcada Perdida] pode ser a dcada de 1980, mas pode ser tambm uma dcada expandida, comeando em 1982, com a moratria mexicana, e terminando em 1994 com o Plano Real. Ou comeando mesmo antes, em 1979, quando teve incio, com o catastrfico episdio da pr-fixao da correo monetria, toda uma srie de feitiarias cuja expresso mais madura seria os choques heterodoxos, dos quais o Cruzado e o Collor seriam os mais assustadores. A Dcada Perdida parece, portanto, uma dcada longa, at porque foi sofrida no campo econmico e pontilhada de frustraes no plano poltico. (FRANCO, Gustavo. A dcada perdida e a das reformas. Jornal do Brasil, 30/01/2000) O sofrimento no campo econmico e as frustraes no plano poltico a que o autor se refere so:
(FGV - 2009) Quando diminuiu a ameaa persa, o dio ao imperialismo ateniense cresceu particularmente entre os espartanos e seus aliados, que criaram (...) uma fora militar terrestre, e se decidiram pela guerra por sentirem sua independncia ameaada pelo imperialismo de Atenas. A guerra representou o suicdio da Grcia das plis independentes. (Flavio de Campos e Renan Garcia Miranda, Oficina de Histria - histria integrada) O texto apresenta:
(FGV -2009) A ligao entre os reformadores com o poder poltico pode ser verificada por meio:
(FGV) Do ponto de vista da poltica econmica, o governo Dutra se iniciou seguindo um modelo liberal. A interveno estatal foi condenada [e] passou-se a acreditar que o desenvolvimento econmico do pas e o fim da inflao gerada nos ltimos anos da guerra dependiam da liberdade dos mercados em geral e principalmente da livre importao de bens. [...] em junho de 1947, o governo mudou de orientao, estabelecendo um sistema de licenas para importar. Na prtica, o critrio de licenas favorecia a importao de itens essenciais, como equipamentos, maquinaria e combustveis, e restringiu a importao de bens de consumo. Boris, Fausto. Histria do Brasil. So Paulo: Edusp, 1995, p.403. De acordo com a leitura do texto, podemos concluir que:
(FGV -2009) A nova onda se propagou rapidamente por toda a Europa. Uma semana depois da queda de Lus Filipe I, o movimento revolucionrio tomou conta de uma parte da Alemanha e, em menos de um ms, j estava na Hungria, passando pela Itlia e pela ustria. Em poucas semanas, os governos dessa vasta regio foram derrubados, e supostamente se inaugurava uma nova etapa da Histria europeia, a Primavera dos Povos. (Luiz Koshiba, Histria - origens, estruturas e processos) O texto faz referncia:
(FGV - 2009) Em janeiro de 1959, tropas revolucionrias comandadas por Fidel Castro tomaram o poder em Cuba. A luta revolucionria:
(FGV - 2009) Em 1949, uma revoluo comunista tomou o poder na China. Foi o resultado de uma longa srie de conflitos internos e externos. A esse respeito correto afirmar que: