(FGV -2012) A chamada Segunda Revoluo Industrial, ocorrida nas ltimas dcadas do sculo XIX, foi caracterizada:
(Fgv 2012) Analise o gráfico abaixo: O tráfico negreiro foi um dos mais importantes elementos do domínio colonial entre os séculos XVI e XVIII. A mão de obra escrava proveniente da África foi empregada nas principais atividades desenvolvidas nas colônias americanas, por iniciativa dos Estados europeus. Considerando os dados fornecidos pelo gráfico, é possível afirmar sobre a economia colonial nesse período:
(Fgv 2012) A presença da Companhia das Índias Ocidentais no nordeste da América portuguesa, especialmente durante a administração de Maurício de Nassau (1637-1644), caracterizou-se pelo
(Fgv 2012) Na ilha Espanhola que foi a primeira, como se disse, a que chegaram os espanhóis, começaram as grandes matanças e perdas de gente, tendo os espanhóis começado a tomar as mulheres e filhos dos índios para deles servir-se e usar mal e a comer seus víveres adquiridos por seus suores e trabalhos, não se contentando com o que os índios de bom grado lhes davam, cada qual segundo sua faculdade, a qual é sempre pequena porque estão acostumados a não ter de provisão mais do que necessitam e que obtêm com pouco trabalho. E o que pode bastar durante um mês para três lares de dez pessoas, um espanhol o come ou destrói num só dia. Depois de muitos outros abusos, violências e tormentos a que os submetiam, os índios começaram a perceber que esses homens não podiam ter descido do céu. Alguns escondiam suas carnes, outros suas mulheres e seus filhos e outros fugiam para as montanhas a fim de se afastar dessa Nação. Os espanhóis lhes davam bofetadas, socos e bastonadas e se ingeriam em sua vida até deitar a mão sobre os senhores das cidades. (Frei Bartolomeu de Las Casas, O Paraíso Destruído (1502). São Paulo: LM Pocket, 2001, pág. 32 e 33.) Assinale a alternativa que interpreta corretamente o texto acima.
(FGV -2012) A eleio de Jnio Quadros, em 1960, significou certa alterao de rumos da poltica brasileira com relao ao perodo iniciado em 1945. Tal alterao baseou-se:
(Fgv 2012) Todos os sofrimentos do mundo moderno se originam de um só defeito da grande máquina: a falta de disciplina. O conceito da liberdade excessiva, o predomínio do individualismo mais desenfreado determinou o desequilíbrio social que perturba o ritmo da vida do nosso século. Desde a Revolução Francesa, outro não tem sido o grito da humanidade, senão aquele que atroou todos os recantos do mundo e do século: Liberdade! Liberdade! E foi a liberdade que espalhou pelas nações as doutrinas mais contraditórias, as afirmativas mais absurdas, os brados mais lancinantes de angústia do pensamento e do coração. Salgado, Plinio. Liberdade, caminho da escravidão in O Sofrimento Universal. São Paulo: José Olympio, 1934, pág. 217 a 220. O texto acima pode ser vinculado:
(FGV) Recentemente, em julho de 2011, faleceu o ex-presidente Itamar Franco. A respeito da sua chegada ao poder e do seu governo, correto afirmar:
(FGV -2012) Leia o texto. Classicamente, existem trs grandes formas de abordagens analticas do populismo. Ele pode ser estudado como um fenmeno de origem social, como uma forma de governo ou como uma ideologia especfica. Em qualquer de suas formas, o populismo necessita de alguns elementos bsicos para se concretizar: independente das particularidades das ocorrncias, ele surge quando h uma massificao de amplas camadas da sociedade que desvincula os indivduos de seus quadros sociais de origem e os rene na massa, relacionados entre si por uma sociabilidade perifrica e mecnica; quando h uma perda da representatividade e da exemplaridade da classe dirigente; quando h a presena de um lder dotado de carisma de massas. (Emerson Urizzi Cervi, As sete vidas do populismo In Revista de Sociologia e Poltica, n. 17, Curitiba, nov.2001.) Na Histria do Brasil, o mais comum associar o populismo ao perodo compreendido entre
(FGV) A OTAN (Organizao do Tratado do Atlntico Norte) foi estabelecida em Washington, em 4 de abril de 1949. Sua criao est relacionada:
(FGV - 2012) Aps os primeiros contatos particularmente violentos com a frica negra, os portugueses viram-se obrigados a mudar de poltica, diante da firme resistncia das populaes costeiras. Assim, empenharam-se, principalmente, em ganhar a confiana dos soberanos locais. Os reis de Portugal enviaram numerosas misses diplomticas a seus homlogos da frica ocidental. Assim, entre 1481 e 1495, D. Joo II de Portugal enviou embaixadas ao rei do Futa, ao koi de Tombuctu e ao mansa do Mali. Duas misses diplomticas foram enviadas ao Mali, mostrando a importncia que o soberano portugus atribua a esse pas. A primeira partiu pelo Gmbia, a segunda partiu do forte de Elmina. O mansa que as recebeu, era filho do mansa Ule (Wule) e neto do mansa (...). Madina Ly-Tall, O declnio do Imprio do Mali. In Djibril Tamsir (editor), Histria geral da frica, IV:frica do sculo XII ao XVI. No contexto apresentado, o Imprio portugus mudou a sua estratgia poltica, pois
(FGV -2012) Leia atentamente o texto a seguir: As Naes Unidas estimam que, at 2025, dois teros da populao mundial sofrero escassez, moderada ou severa, de gua. Essa situao tem sido interpretada como resultante da falta fsica de gua doce para o atendimento da demanda das populaes da Terra. Entretanto, no plano geral, h gua suficiente no mundo (...) para satisfazer as necessidades de todos. De fato, este cenrio de escassez significa que, no ano 2025, apenas um tero da humanidade dever dispor de dinheiro suficiente para pagar o servio de abastecimento dgua decente, isto , com regularidade de fornecimento e qualidade garantida da gua. REBOUAS, Aldo. O ambiente brasileiro: 500 anos de explorao. In: RIBEIRO, Wagner Costa (Org.). Patrimnio Ambiental Brasileiro. So Paulo: Edusp, 2003. pg. 206. Considerando os argumentos do texto, correto afirmar que:
(FGV - 2012) Leia o texto. Entre 1315 e 1317 sucedem-se pesadas chuvas por todo o norte da Europa Ocidental, de forma to intensa e ininterrupta que os campos so devastados e as colheitas perdidas, gerando uma situao de calamidade para o mundo campons e que se soma aos vrios anos bons que haviam levado o preo dos cereais a nveis bastante baixos. Sem colheitas e sem poupana, o mau tempo inaugura o grande movimento de crise do sculo XIV. Francisco C. Teixeira da Silva, Sociedade feudal: (guerreiros, sacerdotes e trabalhadores) Pode-se apontar, entre outros elementos, como parte da chamada Crise do Sculo XIV,
(FGV -2012) O perodo entre as duas grandes guerras mundiais, de 1918 a 1939, caracterizou-se por uma intensa polarizao ideolgica e poltica. Assinale a alternativa que apresenta somente elementos vinculados a esse perodo:
(FGV - 2012) Leia o fragmento: Na segunda metade do sculo XVIII, a preocupao com o bem governar era um imperativo tanto para a manuteno do monarca, de modo a que no se fortalecessem outras pretenses de legitimidade, quanto para a conservao do prprio regime, da monarquia absolutista, pois tratava-se de evitar que certas ideias correntes, como governos elegveis e parlamentos poderosos, tornassem corpo. (...) (...) o despotismo esclarecido varia de pas para pas, dependendo de cada processo histrico e de sua abertura ao movimento de ideias da ilustrao (...) Antonio Mendes Junior et aI. Brasil Histria: texto e consulta, volume l, Colnia. Sobre o fenmeno histrico em referncia, no caso de Portugal, correto considerar que
(FGV -2012) Consideramos (...) que todos os homens so criados iguais, que so dotados pelo Criador de certos direitos inalienveis, que entre estes esto a vida, a liberdade e a busca da felicidade. Que para garantir esses direitos so institudos entre os homens governos que derivam os seus justos poderes do consentimento dos governados; que toda vez que uma forma qualquer de governo ameace destruir esses fins, cabe ao povo o direito de alter-la ou aboli-la e instituir um novo governo, assentando a sua fundao sobre tais princpios e organizando-lhe os poderes da forma que parea mais provvel de proporcionar segurana e felicidade. (A Declarao de Independncia dos Estados Unidos. Rio de Janeiro: Zahar, 2004, p. 53.) Sobre a Declarao de Independncia dos Estados Unidos, correto afirmar que: