(Fgv 2015) A construção do Grande Canal Interoceânico, na Nicarágua, ligando os oceanos Atlântico e Pacífico, promete ser a maior rede de transporte hidroviário do hemisfério ocidental e poderá desafiar o controle dos EUA sobre a região. A nova hidrovia irá se estender por 286km, contra os atuais 81,5km do Canal do Panamá. A principal vantagem da rota é sua largura de 83 metros e a profundidade de 27,5m, o que permitirá a navegação de embarcações de classe superpesada, com porte de até 270 mil toneladas.
(Folha de S.Paulo, 2.07.2014)
A construção do canal é um projeto conjunto entre Nicarágua, Rússia e
Cuba, que idealizou e custeará todo o projeto.
China, que fornecerá o maior investimento financeiro.
Venezuela, que lucrará com a diminuição dos custos de exportação do petróleo.
EUA, que colaborará com amplos e variados recursos tecnológicos.
Alemanha, pela redução dos custos de transporte de suas exportações para os países asiáticos.