(FUVEST - 2004 - 1 fase) Observe esta gravura de Escher: Na linguagem verbal, exemplos de aproveitamento de recursos equivalentes aos da gravura de Escher encontram-se, com frequncia,
(FUVEST - 2004 - 2 fase - Questo 1) Capitulao Delivery At pra telepizza um exagero. H quem negue? Um povo com vergonha Da prpria lingua J est entregue. (Lus Fernando Verrssimo) a) O ttulo dado pelo autor est adequado, tendo em vista o contedo do poema? Justifique sua resposta. b) O exagero que o autor v no emprego da palavra delivery se aplicaria tambm a telepizza? Justifique sua resposta.
(FUVEST - 2004 - 2 fase - Questo 2)Leia com ateno as seguintes frases, extradas do termo de garantia de um produto para emagrecimento: I) Esta garantia ficar automaticamente cancelada se o produto no for corretamente utilizado. II) No se aceitar a devoluo do produto caso ele contenha menos de 60% de seu contedo. III) As despesas de transporte ou quaisquer nus decorrente do envio do produto para troca corre por conta do usurio. a) Reescreva os trechos sublinhados nas frases I e II, substituindo as conjunes que os iniciam por outras equivalentes e fazendo as alteraes necessrias. b) Reescreva a frase III, fazendo as correes necessrias
(FUVEST - 2004 - 1a fase) Uma flor, o Quincas Borba. Nunca em minha infncia, nunca em toda a minha vida, achei um menino mais gracioso, inventivo e travesso. Era a flor, e no j da escola, seno de toda a cidade. A me, viva, com alguma cousa de seu, adorava o filho e trazia-o amimado, asseado, enfeitado, com um vistoso pajem atrs, um pajem que nos deixava gazear a escola, ir caar ninhos de pssaros, ou perseguir lagartixas nos morros do Livramento e da Conceio, ou simplesmente arruar, toa, como dous peraltas sem emprego. E de imperador! Era um gosto ver o Quincas Borba fazer de imperador nas festas do Esprito Santo. De resto, nos nossos jogos pueris, ele escolhia sempre um papel de rei, ministro, general, uma supremacia, qualquer que fosse. Tinha garbo o traquinas, e gravidade, certa magnificncia nas atitudes, nos meneios. Quem diria que Suspendamos a pena; no adiantemos os sucessos. Vamos de um salto a 1822, data da nossa independncia poltica, e do meu primeiro cativeiro pessoal. (Machado de Assis,Memrias pstumas de Brs Cubas) A busca de uma supremacia, qualquer que fosse, que neste trecho caracteriza o comportamento de Quincas Borba, tem como equivalente, na trajetria de Brs Cubas,
(FUVEST - 2004 - 1a fase) Uma flor, o Quincas Borba. Nunca em minha infncia, nunca em toda a minha vida, achei um menino mais gracioso, inventivo e travesso. Era a flor, e no j da escola, seno de toda a cidade. A me, viva, com alguma cousa de seu, adorava o filho e trazia-o amimado, asseado, enfeitado, com um vistoso pajem atrs, um pajem que nos deixava gazear a escola, ir caar ninhos de pssaros, ou perseguir lagartixas nos morros do Livramento e da Conceio, ou simplesmente arruar, toa, como dous peraltas sem emprego. E de imperador! Era um gosto ver o Quincas Borba fazer de imperador nas festas do Esprito Santo. De resto, nos nossos jogos pueris, ele escolhia sempre um papel de rei, ministro, general, uma supremacia, qualquer que fosse. Tinha garbo o traquinas, e gravidade, certa magnificncia nas atitudes, nos meneios. Quem diria que Suspendamos a pena; no adiantemos os sucessos. Vamos de um salto a 1822, data da nossa independncia poltica, e do meu primeiro cativeiro pessoal. (Machado de Assis,Memrias pstumas de Brs Cubas) Considere as seguintes afirmaes: I. Excesso de complacncia e falta de limites assinalam no s a infncia de Brs Cubas e a de Quincas Borba, referidas no excerto, mas tambm a de Leonardo (filho), das Memrias de um sargento de milcias. II. Uma formao escolar licenciosa e indisciplinada, tal como a relatada no excerto, responde, em grande parte, pelas caractersticas de Brs Cubas, Leonardo (filho) e Macunama, personagens tipicamente malandras de nossa literatura. III. A educao caracterizada pelo desregramento e pelo excesso de mimo, indicada no excerto, tambm objeto de crtica em Libertinagem, de Manuel Bandeira, e Primeiras estrias, de Guimares Rosa. Est correto apenas o que se afirma em
(FUVEST - 2004 - 2 fase - Questo 3)Compare o provrbio Por fora bela viola, por dentro po bolorento com a seguinte mensagem publicitria de um empreendimento imobilirio: Por fora as mais belas rvores. Por dentro a melhor planta. a) Os recursos sonoros utilizados no provrbio mantm-se na mensagem publicitria? Justifique sua resposta. b) Aponte o jogo de palavras que ocorre no texto publicitrio, mas no no provrbio.
(FUVEST - 2004 - 2 fase - Questo 4) I. Desespero meu: leitura obrigatria de livro indicado... II. Uma surpresa: to bom, aquele livro! III. Nenhum aborrecimento na leitura. a) Respeitando a seqncia em que esto apresentadas as trs frases acima, articule-as num nico perodo. Empregue os verbos e os nexos oracionais necessrios clareza, coeso e coerncia desse perodo. b) Transcreva o perodo abaixo, virgulando-o adequadamente: A obrigao de ler um livro como toda obrigao indispe-nos contra a tarefa imposta mas pode ocorrer se encontrarmos prazer nessa leitura que o peso da obrigao desaparea.
(FUVEST - 2004 - 1a fase) Uma flor, o Quincas Borba. Nunca em minha infncia, nunca em toda a minha vida, achei um menino mais gracioso, inventivo e travesso. Era a flor, e no j da escola, seno de toda a cidade. A me, viva, com alguma cousa de seu, adorava o filho e trazia-o amimado, asseado, enfeitado, com um vistoso pajem atrs, um pajem que nos deixava gazear a escola, ir caar ninhos de pssaros, ou perseguir lagartixas nos morros do Livramento e da Conceio, ou simplesmente arruar, toa, como dous peraltas sem emprego. E de imperador! Era um gosto ver o Quincas Borba fazer de imperador nas festas do Esprito Santo. De resto, nos nossos jogos pueris, ele escolhia sempre um papel de rei, ministro, general, uma supremacia, qualquer que fosse. Tinha garbo o traquinas, e gravidade, certa magnificncia nas atitudes, nos meneios. Quem diria que Suspendamos a pena; no adiantemos os sucessos. Vamos de um salto a 1822, data da nossa independncia poltica, e do meu primeiro cativeiro pessoal. (Machado de Assis,Memrias pstumas de Brs Cubas) correto afirmar que as festas do Esprito Santo, referidas no excerto, comparecem tambm em passagens significativas de:
(FUVEST - 2004 - 2 fase - Questo 5) Conversa no nibus Sentaram-se lado a lado um jovem publicitrio e um velhinho muito religioso. O rapaz falava animadamente sobre sua profisso, mas notou que o assunto no despertava o mesmo entusiasmo no parceiro. Justificou-se, quase desafiando, com o velho chavo: - A propaganda a alma do negcio. - Sem dvida, respondeu o velhinho. Mas sou daqueles que acham que o sujeito dessa frase devia ser o negcio. a) A palavraalmatem o mesmo sentido para ambas as personagens? Justifique. b) Segundo a indicao do velhinho, redija a frase na verso que a ele pareceu mais coerente.
(FUVEST - 2004 - 1a fase) Uma flor, o Quincas Borba. Nunca em minha infncia, nunca em toda a minha vida, achei um menino mais gracioso, inventivo e travesso. Era a flor, e no j da escola, seno de toda a cidade. A me, viva, com alguma cousa de seu, adorava o filho e trazia-o amimado, asseado, enfeitado, com um vistoso pajem atrs, um pajem que nos deixava gazear a escola, ir caar ninhos de pssaros, ou perseguir lagartixas nos morros do Livramento e da Conceio, ou simplesmente arruar, toa, como dous peraltas sem emprego. E de imperador! Era um gosto ver o Quincas Borba fazer de imperador nas festas do Esprito Santo. De resto, nos nossos jogos pueris, ele escolhia sempre um papel de rei, ministro, general, uma supremacia, qualquer que fosse. Tinha garbo o traquinas, e gravidade, certa magnificncia nas atitudes, nos meneios. Quem diria que Suspendamos a pena; no adiantemos os sucessos. Vamos de um salto a 1822, data da nossa independncia poltica, e do meu primeiro cativeiro pessoal. (Machado de Assis, Memrias pstumas de Brs Cubas) Embora pertena modalidade escrita da lngua, este texto apresenta marcas de oralidade, que tm finalidades estilsticas. Dos procedimentos verificados no texto e indicados abaixo, o nico que constitui marca tpica da modalidade escrita :
(FUVEST - 2004 - 1 fase) Uma flor, o Quincas Borba. Nunca em minha infncia, nunca em toda a minha vida, achei um menino mais gracioso, inventivo e travesso. Era a flor, e no j da escola, seno de toda a cidade. A me, viva, com alguma cousa de seu, adorava o filho e trazia-o amimado, asseado, enfeitado, com um vistoso pajem atrs, um pajem que nos deixava gazear a escola, ir caar ninhos de pssaros, ou perseguir lagartixas nos morros do Livramento e da Conceio, ou simplesmente arruar, toa, como dous peraltas sem emprego. E de imperador! Era um gosto ver o Quincas Borba fazer de imperador nas festas do Esprito Santo. De resto, nos nossos jogos pueris, ele escolhia sempre um papel de rei, ministro, general, uma supremacia, qualquer que fosse. Tinha garbo o traquinas, e gravidade, certa magnificncia nas atitudes, nos meneios. Quem diria que Suspendamos a pena; no adiantemos os sucessos. Vamos de um salto a 1822, data da nossa independncia poltica, e do meu primeiro cativeiro pessoal. (Machado de Assis,Memrias pstumas de Brs Cubas) A enumerao de substantivos expressa gradao ascendente em:
(FUVEST - 2004 - 2 fase - Questo 6)No conto A hora e vez de Augusto Matraga, de Guimares Rosa, o protagonista um homem rude e cruel, que sofre violenta surra de capangas inimigos e abandonado como morto, num brejo. Recolhido por um casal de matutos, Matraga passa por um lento e doloroso processo de recuperao, em meio ao qual recebe a visita de um padre, com quem estabelece o seguinte dilogo: - Mas, ser que Deus vai ter pena de mim, com tanta ruindade que fiz, e tendo nas costas tanto pecado mortal? - Tem, meu filho. Deus mede a espora pela rdea, e no tira o estribo do p de arrependido nenhum... (...) Sua vida foi entortada no verde, mas no fique triste, de modo nenhum, porque a tristeza aboio de chamar demnio, e o Reino do Cu, que o que vale, ningum tira de sua algibeira, desde que voc esteja com a graa de Deus, que ele no regateia a nenhum corao contrito. a) A linguagem figurada amplamente empregada pelo padre adequada ao seu interlocutor? Justifique sua resposta. b) Transcreva uma frase do texto que tenha sentido equivalente ao da frase no regateia a nenhum corao contrito.
(FUVEST - 2004 - 2 fase - Questo 7)Considere o seguinte fragmento do antepenltimo captulo de Memrias de um sargento de milcias, no qual se narra a visita que D. Maria, Maria Regalada e a comadre fizeram ao Major Vidigal, para interceder por Leonardo (filho): O major recebeu-as de rodaque de chita e tamancos, no tendo a princpio suposto o quilate da visita; apenas porm reconheceu as trs, correu apressado camarinha vizinha, e envergou o mais depressa que pde a farda: como o tempo urgia, e era uma incivilidade deixar ss as senhoras, no completou o uniforme, e voltou de novo sala de farda, calas de enfiar, tamancos, e um leno de Alcobaa sobre o ombro, segundo seu uso. A comadre, ao v-lo assim, apesar da aflio em que se achava, mal pde conter uma risada que lhe veio aos lbios. ______________________________ Rodaque = espcie de casaco. Camarinha = quarto. Calas de enfiar = calas de uso domstico. a) Considerando o fragmento no contexto da obra, interprete o contraste que se verifica entre as peas do vesturio com que o major voltou sala para conversar com as visitas. b) Qual a relao entre o referido vesturio do major e a sua deciso de favorecer Leonardo (filho), fazendo concesses quanto aplicao da lei?
(FUVEST - 2004 - 1a fase) Uma flor, o Quincas Borba. Nunca em minha infncia, nunca em toda a minha vida, achei um menino mais gracioso, inventivo e travesso. Era a flor, e no j da escola, seno de toda a cidade. A me, viva, com alguma cousa de seu, adorava o filho e trazia-o amimado, asseado, enfeitado, com um vistoso pajem atrs, um pajem que nos deixava gazear a escola, ir caar ninhos de pssaros, ou perseguir lagartixas nos morros do Livramento e da Conceio, ou simplesmente arruar, toa, como dous peraltas sem emprego. E de imperador! Era um gosto ver o Quincas Borba fazer de imperador nas festas do Esprito Santo. De resto, nos nossos jogos pueris, ele escolhia sempre um papel de rei, ministro, general, uma supremacia, qualquer que fosse. Tinha garbo o traquinas, e gravidade, certa magnificncia nas atitudes, nos meneios. Quem diria que Suspendamos a pena; no adiantemos os sucessos. Vamos de um salto a 1822, data da nossa independncia poltica, e do meu primeiro cativeiro pessoal. (Machado de Assis,Memrias pstumas de Brs Cubas) Em Era a flor, e no j da escola, seno de toda a cidade., a palavra assinalada pode ser substituda, sem que haja alterao de sentido, por:
(FUVEST - 2004 - 1a fase) Uma flor, o Quincas Borba. Nunca em minha infncia, nunca em toda a minha vida, achei um menino mais gracioso, inventivo e travesso. Era a flor, e no j da escola, seno de toda a cidade. A me, viva, com alguma cousa de seu, adorava o filho e trazia-o amimado, asseado, enfeitado, com um vistoso pajem atrs, um pajem que nos deixava gazear a escola, ir caar ninhos de pssaros, ou perseguir lagartixas nos morros do Livramento e da Conceio, ou simplesmente arruar, toa, como dous peraltas sem emprego. E de imperador! Era um gosto ver o Quincas Borba fazer de imperador nas festas do Esprito Santo. De resto, nos nossos jogos pueris, ele escolhia sempre um papel de rei, ministro, general, uma supremacia, qualquer que fosse. Tinha garbo o traquinas, e gravidade, certa magnificncia nas atitudes, nos meneios. Quem diria que Suspendamos a pena; no adiantemos os sucessos. Vamos de um salto a 1822, data da nossa independncia poltica, e do meu primeiro cativeiro pessoal. (Machado de Assis,Memrias pstumas de Brs Cubas) Na frase (...) data da nossa independncia poltica, e do meu primeiro cativeiro pessoal, ocorre o mesmo recurso expressivo de natureza semntica que em: