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VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(FUVEST - 2005 - 1 FASE)Texto para as questes O fi

(FUVEST - 2005 - 1 FASE) Texto para as questões

     

     O filme Cazuza O tempo não pára me deixou numa espécie de

felicidade pensativa. Tento explicar por quê.

     Cazuza mordeu a vida com todos os dentes. A doença e a morte

parecem ter-se vingado de sua paixão exagerada de viver. É impossível

sair da sala de cinema sem se perguntar mais uma vez: o que vale

mais, a preservação de nossas forças, que garantiria uma vida mais

longa, ou a livre procura da máxima intensidade e variedade de

experiências? Digo que a pergunta se apresenta “mais uma vez” porque a

questão é hoje trivial e, ao mesmo tempo, persecutória. (...)

Obedecemos a uma proliferação de regras que são ditadas pelos

progressos da prevenção. Ninguém imagina que comer banha, fumar,

tomar pinga, transar sem camisinha e combinar, sei lá, nitratos com

Viagra seja uma boa idéia. De fato não é. À primeira vista, parece lógico

que concordemos sem hesitação sobre o seguinte: não há ou não

deveria haver prazeres que valham um risco de vida ou, simplesmente,

que valham o risco de encurtar a vida. De que adiantaria um prazer que,

por assim dizer, cortasse o galho sobre o qual estou sentado?

     Os jovens têm uma razão básica para desconfiar de uma moral

prudente e um pouco avara que sugere que escolhamos sempre os

tempos suplementares. É que a morte lhes parece distante, uma coisa

com a qual a gente se preocupará mais tarde, muito mais tarde. Mas

sua vontade de caminhar na corda bamba e sem rede não é apenas a

inconsciência de quem pode esquecer que “o tempo não pára”. É

também (e talvez sobretudo) um questionamento que nos desafia: para

disciplinar a experiência, será que temos outras razões que não sejam

só a decisão de durar um pouco mais?

 

(Contardo Calligaris, Folha de S. Paulo)

 

Considere as seguintes afirmações:

 

I. Os trechos “mordeu a vida com todos os dentes” e “caminhar na corda bamba e sem rede” podem ser compreendidos tanto no sentido figurado quanto no sentido literal.

 

II. Na frase “De que adiantaria um prazer que (...) cortasse o galho sobre o qual estou sentado”, o sentido da expressão sublinhada corresponde ao de “se está sentado”.

 

III. Em “mais uma vez”, no início do terceiro parágrafo, o autor empregou aspas para indicar a precisa retomada de uma expressão do texto.

 

Está correto o que se afirma em

A

I, somente.

B

I e II, somente.

C

II, somente

D

II e III, somente.

E

I, II e III.