(FUVEST 2013)
A essência da teoria democrática é a supressão de qualquer imposição de classe, fundada no postulado ou na crença de que os conflitos e problemas humanos — econômicos, políticos, ou sociais — são solucionáveis pela educação, isto é, pela cooperação voluntária, mobilizada pela opinião pública esclarecida. Está claro que essa opinião pública terá de ser formada à luz dos melhores conhecimentos existentes e, assim, a pesquisa científica nos campos das ciências naturais e das chamadas ciências sociais deverá se fazer a mais ampla, a mais vigorosa, a mais livre, e a difusão desses conhecimentos, a mais completa, a mais imparcial e em termos que os tornem acessíveis a todos.
Anísio Teixeira, Educação é um direito. Adaptado.
No trecho “chamadas ciências sociais”, o emprego do termo “chamadas” indica que o autor
vê, nas “ciências sociais”, uma panaceia, não uma análise crítica da sociedade.
considera utópicos os objetivos dessas ciências.
prefere a denominação “teoria social” à denominação “ciências sociais”.
discorda dos pressupostos teóricos dessas ciências.
utiliza com reserva a denominação “ciências sociais”.