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VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(FUVEST 2013)Morro da BabilôniaÀ noite, do morrode

Português | Interpretação de texto | elementos da poesia
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Português | Literatura | modernismo no Brasil | a poesia na 3a fase modernista
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Português | Literatura | modernismo no Brasil | autores da 2a fase modernista na poesia | Carlos Drummond de Andrade
Português | Literatura | modernismo no Brasil | autores da 2a fase modernista na prosa | Jorge Amado
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(FUVEST 2013)

Morro da Babilônia

À noite, do morro
descem vozes que criam o terror
(terror urbano, cinquenta por cento de cinema,
e o resto que veio de Luanda ou se perdeu na língua [geral).


Quando houve revolução, os soldados se espalharam [no morro,
o quartel pegou fogo, eles não voltaram.
Alguns, chumbados, morreram.
O morro ficou mais encantado.

 

Mas as vozes do morro
não são propriamente lúgubres.
Há mesmo um cavaquinho bem afinado
que domina os ruídos da pedra e da folhagem
e desce até nós, modesto e recreativo,
como uma gentileza do morro.

 

Carlos Drummond de Andrade, Sentimento do mundo.

 

Guardadas as diferenças que separam as obras a seguir comparadas, as tensões a que remete o poema de Drummond derivam de um conflito de

A

caráter racial, assim como sucede em A cidade e as serras.
 

B

grupos linguísticos rivais, de modo semelhante ao que ocorre em Viagens na minha terra.
 

C

fundo religioso e doutrinário, como o que agita o enredo de Til.
 

D

classes sociais, tal como ocorre em Capitães da areia.
 

E

interesses entre agregados e proprietários, como o que tensiona as Memórias póstumas de Brás Cubas.